Setor de franquias deve fechar 2011 com crescimento de 22% no Nordeste
O setor de franquias no Nordeste deve fechar 2011 com um crescimento de até 22%, número maior que os 15% previstos para todo o país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com 28 redes, Recife é o maior polo de empresas franqueadoras na região, o que confere à capital pernambucana o sétimo lugar no ranking brasileiro.
“O Nordeste é hoje o principal polo gerador de franquias, pois vem se beneficiando com a entrada da classe C no mercado. Com renda extra, essa parcela da população está comprando mais. Pernambuco se destaca como um centro forte por causa dos empreendimentos que estão sendo instalados em todo o Estado, que levam, por exemplo, à criação de shoppings fora da capital”, explica o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo.
Em todo o Brasil, são duas mil marcas em operação, com um total de 86,3 mil unidades franqueadas – 2,5% delas estão no Nordeste. Os setores que mais se destacam são de alimentos, acessórios pessoais, calçados e vestuário. “Saúde e beleza também estão na lista, principalmente por causa das mulheres, que estão com maior poder de compra e gostam de investir nelas mesmas”, diz Camargo.
Segundo a ABF, 524 empresas de 20 setores distintos planejam entrar no mercado nordestino nos próximos dois anos, com a previsão de 2.620 novos empregos diretos. De olho no bom momento vivido pelas franquias, o empresário Cleviton Monteiro decidiu investir na área. “Eu queria algo com maior rentabilidade que os fundos de investimento fixo dos bancos e com poucos riscos, pois a franquia já tem uma receita de bolo para seguir”, defende.
Cleviton e mais cinco sócios abriram, no início de novembro, um quiosque em um shopping no Recife para revender produtos licenciados da Disney. “Pesquisei na internet e vi que esta franquia estava em expansão no país, então decidimos apostar na marca. Estamos empregando seis pessoas e, perto do Natal, devemos contratar mais uma. A nossa expectativa é boa”, avalia.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário