Tecnologia gera energia através de resíduo da cana
Não só açúcar e etanol. O setor sucroalcooleiro de Pernambuco está empenhado em produzir também bioenergia. Por iniciativa do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), a Cetrel – da petroquímica Braskem – apresentou, na tarde de ontem, uma nova tecnologia geradora de energia a partir da vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar que, até então, tem retornado ao canavial como produto orgânico, desperdiçando potencial energético.
A vinhaça é um resíduo da cana-de-açúcar, uma sobra de água com nutrientes e conteúdo orgânico usado desde sempre somente para fertilizar a terra. Cada litro de cana produz entre dez e 12 litros desta matéria. Esta nova tecnologia possibilita mais uma função, aproveitando todo seu potencial produtivo. “O que a gente quer aqui é demonstrar tudo que podemos aproveitar do setor, gerando recursos através de novas tecnologias”, disse a gerente de Inovação Tecnológica da Cetrel, Suzana Domingues. “Depois de todo processo, de aproveitarmos a vinhaça ao máximo e gerarmos energia, ela volta para o canavial. E com os nutrientes importantes para o cultivo”, concluiu.
Das duas experiências que já começaram a ser aplicadas no Nordeste, uma é em Pernambuco, na Companhia Alcoolquímica Nacional, em Vitória de Santo Antão. De acordo com Carlos Beltrão, representante da usina, toda parte mecânica já está pronta, aguardando apenas a estiagem das chuvas para dar início à terraplanagem. “A grande vantagem de aplicar a tecnologia é a possibilidade de produzir e ainda gerar energia”.
A Cetrel trabalha há mais de 30 anos com tratamento de efluentes e encontrou na vinhaça a oportunidade de trabalhar a sustentabilidade, desenvolver tecnologia e potencial para crédito de carbono. “As usinas de Pernambuco já fornecem cerca de 175 MW de energia para a rede distribuidora (Celpe), oriundos do bagaço. A partir da vinhaça, pode aumentar ainda mais este potencial de geração”, falou o anfitrião e presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha.
Fonte: Folha de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário