Tem inicio hoje a campanha contra pólio e sarampo em Juazeiro
A Secretaria de Saúde de Juazeiro inicia na próxima segunda-feira (13) a 1º etapa da Campanha contra Poliomielite (paralisia infantil) e Campanha de Seguimento contra o Sarampo 2011. A vacina contra pólio será oferecida para menores de 5 anos e a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e cachumba) para crianças menores de 1 ano a menores de 7 anos. A imunização estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior das 8h às 14h. A meta é vacinar 95% do público tanto contra paralisia infantil como contra sarampo. Juazeiro possui 18,7 mil crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 1 ano a menor de 7 anos, o município tem atualmente 21,8 mil crianças.
Esta é a 32º Campanha contra pólio no município e deve ser encerrada dia 20 de junho. A mobilização contra o sarampo está com data marcada para ser finalizada dia 22 de julho. O dia “D” da 1º etapa da Campanha contra pólio e de seguimento acontece dia 18 de junho.
Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, a campanha contra a paralisia infantil continua sendo feita pelo Ministério da Saúde para manter o Brasil protegido do vírus e contra o sarampo está sendo montada uma estratégia de eliminação da doença no país. “Desde 1990 que o Brasil está livre da poliomielite, mas ainda existem casos da doença em países no mundo e é uma forma de garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro. Como ainda existem casos de sarampo no Brasil, a meta é alcançar a eliminação total da doença”, comentou.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em Juazeiro nunca houve registro de sarampo. Em 2010, três estados brasileiros tiveram casos de sarampo: Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba. Neste ano, a doença já foi registrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “O Ministério da Saúde montou no país estratégia de combate ao sarampo porque ainda existem casos que estão sendo importados de localidades com surtos da doença e também devido à baixa cobertura vacinal da tríplice viral em alguns estados”, explicou Mário Machado.
Em Juazeiro, informa o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, a cobertura de imunização contra o sarampo está acima do determinado pelo Ministério da Saúde, que é 95%. Ano passado (2010) a vacina imunizou 99,6% das crianças na faixa etária de 1 ano a menor de 7 anos. “Mas vamos continuar reforçando nosso trabalho para manter Juazeiro longe de qualquer surto”, concluiu Mário Machado.
Ascom/PMJ
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário