Três em cada dez vagas de obstetras não são preenchidas no Brasil

Foto/Google

Os médicos que ajudam a mulher na gestação dos bebês e na hora do parto estão assustados: a profissão precisa de ajuda. Sofre com o desinteresse dos estudantes. É a cada ano menor o número de obstetras no Brasil. Por quê? Por que três de cada dez vagas não são preenchidas hoje?

A médica Maria do Carmo Santos fez partos por mais de 20 anos, mas a obstetra virou especialista em estética. A rotina, com plantões a qualquer hora, a desanimou. “Se a opção é um parto normal, esse médico vai para o hospital acompanhando a paciente dele e vai ficar lá seis ou oito horas. Isso é comum”, explica.

Há desânimo também entre os iniciantes. A residência em ginecologia e obstetrícia do Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HCMG) é uma das mais concorridas do país, mas desde 2005 vem recebendo menos candidatos.

“A especialidade tinha 24 candidatos por vaga. Hoje nós temos uma proporção de oito candidatos por vaga no programa de obstetrícia e ginecologia”, conta a coordenadora do programa de obstetrícia do HCMG, Regina Amélia Aguiar.

No Rio de Janeiro, também houve redução de 45% no número de inscrições. O resultado dessa falta de interesse se reflete nos hospitais. No ano passado, de cada dez vagas abertas no país para obstetras, três não foram preenchidas. Em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, há mais de dois anos a prefeitura tenta preencher 15 vagas.

“A gente anuncia, vai às universidades, coloca cartaz, faz boca a boca de profissional para profissional e não consegue preencher as vagas de ginecologia e obstetrícia no município”, afirma a secretária de Saúde de Sabará, Nicole Cuqui.

O grupo que defende a valorização da área afirma que os obstetras recebem menos que outros médicos e são alvos frequentes de processos.

“A obstetrícia especificamente é, infelizmente, campeã no Conselho Regional de Medicina em todos os estados como a profissão que tem o maior número de processos éticos. Isso causa medo nos médicos, na hora de escolher a profissão”, justifica o diretor de defesa profissional, Carlos Henrique Mascarenhas.

Liana David de Matos começou a fazer a residência no início do ano e espera que a situação melhore. “Sou muito satisfeita com a minha escolha. É muito gratificante você trabalhar com a mulher em um momento tão especial que é o período da gravidez e do parto”, diz a residente de obstetrícia e ginecologia Liana David de Matos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.