UFRPE vai reservar vagas para alunos carentes em especializações
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) reservou 15% das vagas para alunos carentes nos cursos de especialização da instituição. A medida faz parte das novas normas para regulamentar os cursos e atende à recomendação do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco. Estes estudantes serão dispensados do pagamento de mensalidade.
O procurador da República Antonio Carlos Barreto Campello, entendeu que a cobrança de mensalidades em cursos de pós-graduação lato sensu é importante para a complementação do orçamento da universidade, viabilizando a oferta de cursos de qualidade, no entanto defende a gratuidade a alunis que não têm condições de arcar com as despesas e que precisam garantir o direito fundamental à educação e à qualificação para o trabalho.
A UFRPE também acatou recomendação do MPF para que a deixasse de pagar taxa fixa de administração à Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), que celebrou convênio com a instituição de ensino para o oferecimento das especializações. Agora, a Universidade somente ressarcirá os custos administrativos efetivamente dispendidos pela Fundação, limitados a 5% da receita obtida com os cursos.
Fonte: Pernambuco.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário