Umidificador de ar pode servir de criadouro de Aedes
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os aparelhos climatizadores e umidificadores de ar podem se tornar criadouro do Aaedes aegypti, o mosquito da dengue, de acordo com a Seção de Controle de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES) . O alerta é para o acúmulo de água parada, por alguns dias, no interior do equipamento que é muito utilizado nos períodos de calor, como o final do ano.
A empresária Terezinha Sabariego, 59 anos, nunca tinha ouvido falar sobre o perigo dos umidificadores, apesar das diversas informações que a população recebe sobre os possíveis criadouros do mosquito. “Um dia reparei que a tela de proteção na parte de trás do aparelho não cobria completamente a entrada para a bandeja de água, então percebi que não poderia deixá -lo com água parada. Infelizmente minha filha utilizou o aparelho e esqueceu de esvaziar, quando fui ver, uns dias depois, tinha vários ovos e larvas dentro da bandeja de água”, conta Terezinha, que acredita que os ovos fossem do Aedes aegypti.
Segundo a Zoonoses, o problema está na bandeja de água que esses aparelhos possuem, por onde passa uma esteira que se encharca para, posteriormente, umidificar o ar. A Secretaria da Saúde informa que é importante retirar esta bandeja frequentemente, no mínimo a cada dois dias, e esfregar suas paredes internas para retirar algum ovo do mosquito que, por ventura, esteja aderido. Outra orientação: quando o aparelho não estiver em uso, deve-se retirar a bandeja, esfregar e secá-la.
“Fiquei muito assustada quando percebi que estava criando esse mosquito na sala da minha casa. As pessoas têm que tomar cuidado quando forem utilizar esse aparelho.Quando ele não está em uso, não deixo mais a bandeja dentro”, diz a empresária.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário