União de Gol com WebJet pode gerar economia de R$ 100 mi em dois anos
A integração entre as companhias aéreas Gol e WebJet devem gerar uma economia de R$ 100 milhões nos dois primeiros anos após a fusão das operações das duas empresas. A estimativa é do presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior. A compra foi anunciada na semana passada por R$ 311 milhões.
Ele citou como atrativo, além das rotas da WebJet, o fato de a empresa operar com aeronaves fabricadas pela Boeing, como as usadas pela Gol. O executivo disse que a estimativa é de, num prazo de 18 a 24 meses após a aprovação do negócio pelos órgãos reguladores, renovar toda a frota da WebJet.
– A WebJet opera com 737-300, modelo mais antigos do que os nossos, mas o fato de os nossos aviões serem do mesmo fabricante torna mais fácil o treinamento da equipe.
Os contratos de leasing das aeronaves da WebJet somam cerca de R$ 120 milhões e vencem em dois ou três anos. Como a Gol pretende renovar a frota da WebJet em até dois anos após a aprovação da compra da empresa pelos órgãos reguladores, esses contratos de leasing devem ser renegociados.
A WebJet foi avaliada em R$ 310,7 milhões. Desse total, cerca de R$ 215 milhões são dívidas financeiras que serão assumidas pela Gol. Os outros R$ 96 milhões serão pagos ao empresário Guilherme Paulus, dona da companhia aérea.
Oliveira Junior disse que a união não muda a estratégia da empresa de popularizar o transporte aéreo no Brasil e na América do Sul. Assim, as tarifas de baixo custo da companhia serão mantidas e o quadro de funcionários poderá até ser ampliado.
A compra da Webjet, cuja marca deverá desaparecer após a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico), não vai mudar a política de preços baixos praticados pela Gol, explica Constantino.
– A Gol vem mantendo a estratégia de tarifa baixa e, na medida do possível, estamos mantendo os preços baixos. Às vezes, dá para comprar passagem aérea mais barata que as de ônibus. Vamos manter essa estratégia com a compra da Webjet, que vem desde 2001, quando compramos a empresa [Gol], de estimular a demanda, claro que respeitando os custos de insumos da indústria.
Além do preço para o consumidor, outro temor comum quando ocorre uma associação de empresas ou uma aquisição é o corte de funcionários. De acordo com Constantino, a Webjet tem o mesmo foco da Gol, de oferecer tarifas de baixo custo e, por isso, já tinha poucos colaboradores, o que afasta o risco de demissões.
– A estratégia da Webjet pressupõe uma estrutura enxuta no quadro de pessoal e tem um nível de terceirização mais alto que o da gol. Por ter esse quadro ser tão enxuto, não acredito que tenhamos um processo de demissão. Pelo contrário, à medida que renovar a frota com o padrão da Gol e tornar essa frota mais produtiva, isso vai nos permitir continuar o processo de contratação que temos hoje.
Por que comprar a Webjet?
O presidente da vice-líder do mercado brasileiro de aviação civil – a primeira é a TAM – afirmou que a proposta de trabalho parecida e a possibilidade de redução de custos operacionais motivaram a compra da Webjet.
comandante da empresa não descartou, entretanto, que alguns voos da Webjet sejam remanejados e cancelados, já que a Gol já tem decolagens para os mesmos destinos em horários parecidos.
– A Webjet tem o mesmo perfil e proposta da Gol, com estrutura enxuta e tarifas competitivas, o que já facilitaria a integração da companhia. Outro ponto positivo é o fato de operarem aeronaves de geração anterior à nossa, o que deixa o treinamento dos tripulantes mais barato. Então, não teremos que fazer uma reestruturação. Vamos conseguir não só manter a consistência operacional como também tornar o serviço mais atraente com custo baixo para nosso cliente.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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