UPE estuda adotar o Enem
A Universidade de Pernambuco (UPE) decidirá no dia 31 de outubro se adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu vestibular tradicional. A decisão será tomada pelos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão. Caso a instituição aprove a inclusão da avaliação em seu processo seletivo, a novidade só será implantada em 2012 ou 2013, ou seja, não vai interferir no concurso deste ano. O reitor da UPE, Carlos Calado, defenderá a adoção do exame no vestibular. Ele falou sobre o assunto quinta-feira (29), durante lançamento das novidades no vestibular, no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, Olinda, Grande Recife.
“Não podemos dar às costas a uma boa proposta. Inicialmente, o Enem apresentou dificuldades, mas conceitualmente é muito bom. Eu vou defender a adoção do exame no nosso vestibular. Mas ressalto que não é uma decisão que cabe apenas ao reitor, mas ao colegiado que integra os dois conselhos superiores da universidade”, destacou Carlos Calado. Ele afirmou gostar do modelo aplicado no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no qual o Enem é usado parcialmente, ao substituir a primeira fase do concurso. A segunda etapa é realizada pela Federal.
As reuniões dos dois conselhos ocorrem sempre no último dia útil de cada mês. Até 31 de outubro, uma comissão presidida pelo vice-reitor, Rivaldo Mendes Albuquerque, vai produzir um relatório técnico para subsidiar as discussões nos dois conselhos. Participarão do grupo os três reitores acadêmicos (Izabel Avelar, de graduação, Viviane Colares, de pós-graduação, e Gilberto Alves, de extensão e cultura) e a coordenadora da comissão de avaliação, Tercina Lustosa.
“Não dá mais para adiar. A UPE precisa decidir se adotará ou não o Enem, seja no próximo ano ou em 2013”, observou o reitor. Além dele e do vice-reitor, compõem o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão os pró-reitores e representantes de docentes, servidores e alunos. A formação do Conselho Universitário é parecida, com o acréscimo da participação dos diretores das unidades de educação e saúde e membros da sociedade.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário