Vara Regional da Infância de Petrolina lança programa de apadrinhamento

Hoje, quarta-feira (23), o projeto Acolhida Cidadã será lançado no são do Júri do Fórum Souza Filho, em Petrolina. O apadrinhamento é uma prática solidária que presta auxílio afetivo e/ou financeiro a jovens que estejam em instituições de acolhimento na cidade.

A iniciativa permite que interessados possam apoiar crianças e adolescentes que têm laços familiares total ou parcialmente rompidos.

Os candidatos podem apadrinhar as crianças a partir dos cinco anos de idade e se deficientes, de qualquer faixa etária. Atualmente, 10 crianças e adolescentes encontram-se no perfil do programa. Os pretendentes devem procurar a equipe Interprofissional a Vara Regional da Infância e Juventude, onde terão uma entrevista preliminar. Posteriormente, serão feitas avaliações que serão encaminhadas ao Juiz e ao Ministério Público para a possível aprovação.

O Juiz da Regional, Marcos Bacelar, ressalta que os laços afetivos são fundamentais para o desenvolvimento da infância e juventude, além de ajudar a dirimir problemas relativos à aprendizagem, ao comportamento social dos acolhidos. “O programa Acolhida Cidadã é uma aliança com a sociedade que ajudará a dirimir as adversidades enfrentadas pelas crianças e adolescentes nas casas de acolhimento, inclusive com a construção de referências positivas para os eles”, destaca o juiz.

Existem dois tipos de apadrinhamentos: O afetivo permite ao padrinho ou madrinha visitar seu afilhado na instituição, bem como levá-lo para passeios nos finais de semana e feriados. O segundo tipo é o financeiro que consiste em qualificar o jovem, por meio de cursos profissionalizantes, bolsas escolares, prática de esportes e etc.

Para Joana Dark, uma das pedagogas que fazem parte do programa, a ação apoiará as crianças e os adolescentes provendo convivência comunitária, preparando-os a para a vida fora das instituições. “O objetivo é contemplar todos os acolhidos da comarca, seja com cursos que possam dar oportunidades no mercado de trabalho, ou para construir os laços afetivos tão importantes para o desenvolvimento destes”, explica a Pedagoga.

O Padrinho receberá um termo de compromisso que o esclarecerá de todos os seus direitos e deveres em relação ao seu afilhado e da sua prestação jurisdicional. Os encontros serão intermediados pela equipe da Casa de acolhimento, bem como pelos integrantes do Setor Psicossocial da Vara da Infância.

Critérios para o cadastro: Possuir a idade mínima de 18 anos, com diferença mínima de 16 anos para as crianças pretendidas. Apresentar cópias de RG, CPF e comprovante de residência, atestados de idoneidade moral e de sanidade físico-mental. Para o apadrinhamento material, além dos documentos anteriores, é preciso comprovação de renda. Em caso pessoas casadas, ambos devem assinar termo de concordância mútua.

Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.