Venda de vinho nacional cresce 10%
Os brasileiros estão consumindo mais vinhos e espumantes nacionais. A expectativa do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) é que entre janeiro e dezembro deste ano 272 milhões de litros sejam vendidos no país. O número representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado.
O aumento da produção estimula as ofertas nas lojas especializadas e faz o brasileiro usar cada vez mais a bebida como alternativa de presente, especialmente em épocas como Natal e Ano-Novo.
“O Brasil foi um dos países em que a produção mais cresceu nos últimos dez anos”, diz Diego Bertolini, gerente de promoção e marketing do Ibravin.
O grande destaque serão os espumantes, cuja venda deve bater recorde neste ano, chegando a 15 milhões de litros. Desse total, 60% serão comercializados neste último trimestre do ano, principalmente no período de festas.
Hoje, o espumante nacional já representa 80% do total consumido no Brasil.
Entre os chamados vinhos finos, os produtos nacionais têm uma participação de 25% no mercado interno. Os vinhos finos são feitos com as uvas de melhor qualidade, cujo preço passa de US$ 5, ou pouco mais de R$ 9 a garrafa,
O aumento do poder de compra da nova classe média brasileira, que fez com que essa camada da população adquirisse novos hábitos de consumo, é um dos motivos da alta, segundo ele.
“Há 15 anos, o consumidor brasileiro não tinha muitas informações sobre vinhos. Hoje ele tem acesso a um número maior de rótulos e também está preocupado com relação à questão da vida saudável que é associada ao produto”, diz Bertolini.
País ganha novas regiões produtoras
Os dados do Ibravin se referem apenas aos produtos feitos no Rio Grande do Sul, que concentra cerca de 90% da produção nacional. O Estado é o único que tem o cadastro vinícola, mantido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dados nacionais coletados para a edição do anuário “Vinhos do Brasil”, porém, mostram que a produção em todo o país já chega a 350 milhões de litros por ano.
Novas regiões produtoras, como a Campanha Gaúcha e o Vale do São Francisco, têm se destacado na produção.
Importação fica estável no ano
Diante do aumento do consumo do produto nacional, as vendas dos vinhos estrangeiros ficaram quase estáveis. A estimativa do Ibravin é que as importações, que chegaram a crescer 27% entre 2009 e 2010, neste ano cresçam apenas 2,7%.
O vinho brasileiro tem sido premiado no exterior. Considerando as várias marcas, a bebida nacional já recebeu mais de 2.400 medalhas em avaliações internacionais.
“Apesar disso, o mercado de vinhos no Brasil ainda está evoluindo e ainda tem muito a crescer. O consumo per capita de vinhos no Brasil é de dois litros por ano, enquanto na Argentina é de 28 litros, por exemplo”, diz o diretor do Ibravin.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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