Venda de vinho nacional cresce 10%

Os brasileiros estão consumindo mais vinhos e espumantes nacionais. A expectativa do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) é que entre janeiro e dezembro deste ano 272 milhões de litros sejam vendidos no país. O número representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

O aumento da produção estimula as ofertas nas lojas especializadas e faz o brasileiro usar cada vez mais a bebida como alternativa de presente, especialmente em épocas como Natal e Ano-Novo.

“O Brasil foi um dos países em que a produção mais cresceu nos últimos dez anos”, diz Diego Bertolini, gerente de promoção e marketing do Ibravin.

O grande destaque serão os espumantes, cuja venda deve bater recorde neste ano, chegando a 15 milhões de litros. Desse total, 60% serão comercializados neste último trimestre do ano, principalmente no período de festas.

Hoje, o espumante nacional já representa 80% do total consumido no Brasil.

Entre os chamados vinhos finos, os produtos nacionais têm uma participação de 25% no mercado interno. Os vinhos finos são feitos com as uvas de melhor qualidade, cujo preço passa de US$ 5, ou pouco mais de R$ 9 a garrafa,

O aumento do poder de compra da nova classe média brasileira, que fez com que essa camada da população adquirisse novos hábitos de consumo, é um dos motivos da alta, segundo ele.

“Há 15 anos, o consumidor brasileiro não tinha muitas informações sobre vinhos. Hoje ele tem acesso a um número maior de rótulos e também está preocupado com relação à questão da vida saudável que é associada ao produto”, diz Bertolini.

País ganha novas regiões produtoras

Os dados do Ibravin se referem apenas aos produtos feitos no Rio Grande do Sul, que concentra cerca de 90% da produção nacional. O Estado é o único que tem o cadastro vinícola, mantido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dados nacionais coletados para a edição do anuário “Vinhos do Brasil”, porém, mostram que a produção em todo o país já chega a 350 milhões de litros por ano.

Novas regiões produtoras, como a Campanha Gaúcha e o Vale do São Francisco, têm se destacado na produção.

Importação fica estável no ano

Diante do aumento do consumo do produto nacional, as vendas dos vinhos estrangeiros ficaram quase estáveis. A estimativa do Ibravin é que as importações, que chegaram a crescer 27% entre 2009 e 2010, neste ano cresçam apenas 2,7%.

O vinho brasileiro tem sido premiado no exterior. Considerando as várias marcas, a bebida nacional já recebeu mais de 2.400 medalhas em avaliações internacionais.

“Apesar disso, o mercado de vinhos no Brasil ainda está evoluindo e ainda tem muito a crescer. O consumo per capita de vinhos no Brasil é de dois litros por ano, enquanto na Argentina é de 28 litros, por exemplo”, diz o diretor do Ibravin.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.