Vestibular seriado da UPE teve 9,28% de abstenção no primeiro dia

Concentração e ansiedade marcaram este domingo (20), primeiro dia da última fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE). Esta terceira etapa, para os alunos do terceiro anos do ensino médio, pode decidir o futuro destes estudantes. Segundo a UPE, 967 dos 10.425 inscritos não compareceram ao primeiro dia de provas, representando uma abstenção de 9,28%. Eles disputam 716 vagas em 44 cursos.

Ainda de acordo com os organizadores, três candidatos foram eliminados por porte de celular: um na Faculdade de Enfermagem da UPE e dois em uma escola estadual de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Do lado de fora da Upe, a torcida era dos pais. A pedagoga Edilene Patrícia Barbosa, que estava estava esperando a filha, diz que tentou passar tranquilidade para ela fazer a prova e concorrer à vaga de Medicina. Eles fizeram provas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, dividas em 34 questões, além da redação.

Às onze horas os portões foram abertos e os primeiros vestibulandos começaram a sair. Eles responderam, neste primeiro dia, quarenta questões distribuídas nas provas de português, matemática, língua estrangeira e a redação. Para alguns, um alívio. Para outros, uma etapa cansativa.

O candidato César Teixeira de Albuquerque saiu confiante da prova. Ele tenta uma vaga no curso mais concorrido: Engenharia Civil. São 89 alunos concorrendo pada cada vaga.

Segunda-feira
Na segunda-feira (21), a maratona continua. As provas vão das 8h15 às 12h15, com 56 questões distribuídas entre as disciplinas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

O cartão de inscrição deve ser apresentado juntamente com documento de identidade original ou correspondente com foto e assinatura recentes. Os candidatos também devem levar caneta esferográfica azul ou preta. De acordo com a universidade, os portões vão fechar, impreterivelmente, às 8h.

Os que terminarem a prova só poderão deixar a sala após três horas do início, podendo levar os cadernos das questões.

As provas do SSA serão aplicadas nas unidades acadêmicas de Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte), Caruaru e Garanhuns (Agreste); Salgueiro, Arcoverde e Petrolina (Sertão); Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, e Camaragibe (Região Metropolitana); e também no município de Palmares (Zona da Mata Sul).

São disponibilizadas para os estudantes que optarem por este tipo de seleção 716 vagas, o que corresponde a 20% das 3.580 vagas oferecidas pela instituição de ensino, nos 44 cursos de graduação. No vestibular tradicional, a UPE oferece 2.864 vagas.

A Universidade contabilizou 47.517 candidatos inscritos no SSA, entre os anos de 2009 e 2011. O sistema permite, desde o ano de 2008, que alunos de escolas públicas e particulares sejam avaliados ao final de cada ano letivo do ensino médio, a partir dos conteúdos correspondentes às respectivas séries estudadas.

Fonte:G1 PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.