Vigilâncias Sanitárias discutem melhorias na análise de resíduos de agrotóxicos
Começou nesta segunda-feira (24), em Recife (PE), reunião do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para discutir melhorias no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para).
Criado em 2001, o Programa analisa a presença de agrotóxicos em alimentos, a partir de amostras coletadas em supermercados de todo Brasil. “Apesar de as coletas realizadas não serem de caráter fiscal, o Programa tem contribuído para que os supermercados qualifiquem seus fornecedores e para que os produtores rurais adotem integralmente as Boas Práticas Agrícolas”, explica o gerente-geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Luiz Cláudio Meirelles.
Participam da reunião representantes do Distrito Federal e de 25 estados participantes do Para. Na ocasião, cada estado apresentará as experiências e resultados locais do Programa. Além disso, serão debatidas estratégias para execução do Para ao longo do ano de 2012. Essa reunião é a última etapa antes da divulgação nacional dos resultados das análises de resíduos de agrotóxicos nos alimentos consumidos pelo brasileiro. As análises investigam a presença de até 234 diferentes agrotóxicos em cada uma das amostras coletadas.
Fonte: Anvisa
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário