XII Feneart- Mercado para o negócio do artesanato
Com participação que já se confunde com a criação da Fenearte, no ano 2000, o Sebrae em Pernambuco realiza a maior Rodada de Negócios do país especializada em artesanato. Assim, 137 m2 do mezanino do Cecon serão destinados às negociações entre artesãos e compradores.
Outra iniciativa da entidade na Fenearte em 2011 é o fomento à participação de grupos produtivos de artesanato, que terá pelo menos 500 artesãos beneficiados diretamente, por meio das associações que os representam.
Para essa edição da Feira, o Sebrae investiu o total de R$ 362 mil, destinado à organização da rodada de negócios; espaço de exposição e comercialização do artesanato, o que vai beneficiar diretamente 500 artesãos.
Rodada de Negócios – Promovida pelo SEBRAE, a Rodada de Negócios ocorrerá na Fenearte nos dias 2, 3 e 4 de julho, das 14 às 21h. Nesta edição, 22 lojistas de todo o país participarão da Rodada, que deverá resultar em 360 encontros entre empresários e artesãos. Serão realizados em média 360 encontros, sendo 720 artesãos que participam dos encontros, porém os mesmos representam suas Associações.
A estimativa é gerar aproximadamente R$ 3,7 milhões nas negociações, compras realizadas no local e perspectivas de negócios para um período de 12 meses, 10% a mais que no ano passado.
Grupos produtivos – Dos municípios atendidos pelo projeto de artesanato do Sebrae que vão expor peças e produtos na Fenearte, muitos terão produtos desenvolvidos especialmente para o evento. Também com lançamento de coleção durante a feira.
Grupos que estarão representados no estande SEBRAE e Grupos que integram os projetos SEBRAE de Artesanato:
Artesanato e Responsabilidade Socioambiental:
Tapeçaria Timbi/Camaragibe; APARTEC – Associação Paulistense de Artesanato e Cultura; Associação Mista dos Artesãos de Macaparana (AMAM); Grupo Ceramista do Cabo; Artesanato Cana-Brava/Pontas de Pedras/Goiana; Mimo de Mulher/Paulista; Cooperativa de Limoeiro; Associação de Pombos; São Vicente Férrer; Machetaria Moraes; Fernando de Noronha; Mar & Arte e Arte Reveste.
Mata Sul: Associação de Artesãos Solidários (São José da Coroa Grande); Grupo Luz In Natura (Tamandaré); Cooperativa Pernambucana de Arte (COOPEARTE) Barreiros; Água Preta; Cortês; Sirinhaém e Reserva do Paiva.
Agreste Central: Arte Cupira; Grupo Mãos que Produzem (Poção); Associação PINDOARTE (Alagoinha); Associação dos Artesãos em Barro e moradores do Alto do Moura (Caruaru); Associação dos Artesãos de Serra dos Ventos (Belo Jardim); Grupo Tareco e Mariola (Belo Jardim); Associação dos Artesãos de Bezerros; Associação dos Artesãos de Altinho.
Agreste Meridional: Grupo Mulheres de Fibra (Bom Conselho).
Sertão do Pajeú: Grupo Café com Arte (Petrolândia); Associação de Artesãos do Sítio Pitombeiras (Salgueiro); Associação dos Artesãos do Sertão de Pernambuco (Serrita); Associação dos Artesãos Têxtil de Tacaratu; Associação dos Artesãos de Sertânia.
Sertão do São Francisco: Associação das Mulheres Rendeiras do Bairro José Maria (Petrolina); Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco (Petrolina); Associação das Agricultoras e Agricultores, Artesãs e Artesãos Rurais do Projeto Brígida (Orocó).
Serviço – Conheça o catálogo do Artesanato de PE, no site do Sebrae em Pernambuco:
www.sebrae.com.br/uf/pernambuco/setores-de-atuacao/artesanato/o-setor-artesanato
Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário