13º salário é pago nesta sexta-feira

O fim do ano costuma ser uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. Além da proximidade das festas, a época traz, também, o 13º salário, mais conhecido como gratificação de Natal. O benefício, instituído no Brasil em 1962, é um salário extra oferecido a todos os trabalhadores, calculado com base na remuneração integral e no tempo de serviço prestado no ano pelo cidadão. O benefício é pago, geralmente, em duas parcelas. A primeira deverá ser paga aos trabalhadores nesta sexta-feira (30). Já a segunda deverá ser recebida, impreterivelmente, até o dia 20 de dezembro.

Este ano, de acordo com um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o benefício deve ser responsável pela ingestão de pouco mais de R$ 130 bilhões na economia brasileira. Já em Pernambuco, de acordo com dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE-PE), 1,7 milhão de trabalhadores serão beneficiados e, juntos, receberão cerca de R$ 1,6 bilhão.

De acordo com o superintendente Regional do Trabalho, André Luz Negromonte, a primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, podendo também, inclusive, ser paga durante as férias, se for solicitado pelo empregado. A segunda parcela pode ser antecipada pelas empresas e ser paga agora em novembro, junto com a primeira. “Mas as empresas não podem deixar pra pagar tudo em dezembro. Elas serão multadas se isso acontecer. Ele pode alegar que o empregado quis, mas isso não funciona para a fiscalização”, explicou.

O salário extra é contabilizado de acordo com o tempo de serviço prestado pelo trabalhador à empresa, ou seja, para cada mês trabalhado, o funcionário irá receber 1/12 da sua remuneração. É válido ressaltar que o valor também é calculado em cima de gratificações e de horas extras. “Quem trabalhou o ano inteiro, irá receber 50% da remuneração em novembro e 50% em dezembro. Quem só trabalhou seis meses, receberá, ao todo, 50% dos vencimentos”, exemplificou Negromonte. “Normalmente, o valor acaba sendo superior ao salário, por causa das gratificações, da periculosidade e da insalubridade, por exemplo”, completou.

Ainda de acordo com Negromonte, descontos como o relativo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Imposto de Renda (IR) também incidem no décimo terceiro. “A primeira parcela é livre de impostos. Eles só são descontados na segunda remessa. Por isso, em dezembro, os empregados recebem menos”, pontuou. O superintendente afirmou, ainda, que os empregados que não receberem a gratificação natalina nas datas corretas, podem procurar um dos 23 postos do Ministério do Trabalho espalhados pelo Estado. “Ano a ano o número de denúncias tem caído. Isso demonstra que os empregadores de boa vontade cumprem a Lei. Também é importante porque os trabalhadores ficam mais motivados e trabalham com mais ânimo”, completou.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.