3ª SR Codevasf busca meios de introduzir produção de camarão em Petrolina

A  3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) começa a dar os primeiros passos em um empreendimento que pode se tornar uma alternativa aos produtores locais: a carcinicultura, técnica de criação de camarões em viveiros.

A Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), através de seu presidente, Itamar de Paiva Rocha, em contato com a Codevasf, demonstrou interesse em iniciar pesquisas e descobrir se há viabilidade de produzir camarão em água doce na região do Vale do São Francisco. A Codevasf atendeu prontamente, disponibilizando o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e a(CIRPA) para que fosse feito um experimento com larvas de camarão nas águas do rio São Francisco. Os resultados já são animadores.

O responsável pela pesquisa, Eduardo Godoy, se mostra satisfeito com o que tem visto. “Nós trouxemos larvas de camarão do Ceará e do Rio Grande do Norte. As colocamos em água doce, do rio São Francisco mesmo e as aclimatamos. Depois foi só acompanhar durante doze dias. Os resultados foram muito bons e essa era a fase mais preocupante. Praticamente não tivemos problemas com desenvolvimento ou mortalidade. Agora vamos passar a fase de engorda, que é muito menos problemática”, informou Godoy.

Ainda segundo Godoy, são inúmeros os dados que fazem com que Petrolina interesse no processo de produção de camarões. A qualidade da água, a presença de aeroporto e a experiência que se tem na produção de tilápia (peixe), espécie que se cria em sucesso com o camarão, são algumas delas. “Aqui temos mão de obra, tem a cadeia de frutas que nos proporciona uma estrutura já pronta. A presença de empresas como a Codevasf faz bastante diferença. Além disso, a especulação imobiliária no litoral é mais forte. Sem contar que aqui poderíamos ter um controle bem maior das doenças”, afirmou.

Godoy acredita que essa é uma grande chance do Vale engrenar em uma prática que vem crescendo muito. “A espécie que estamos trazendo para a região é o Vannamei. Ela é a que possui as melhores condições características zootécnicas para o cultivo. E em relação ao cultivo em áreas interioranas, é algo que tem crescido. Há poucas áreas litorâneas disponíveis para essa prática. Dependendo da qualidade da administração, é possível ter até 60, 70% de lucro”, conta.

Rentabilidade

Quando se fala em geração de emprego direto, os números da criação de camarão também são interessantes. Segundo Godoy, enquanto a plantação de coco gera 0,16 empregos por hectare, e a cana-de-açúcar 0,35, o cultivo de camarão gera 1,89. As informações são da assessoria da Codevasf.

O Brasil é o mercado que melhor paga no mundo, quando se trata de camarão. Além disso, o país tem consumido cada vez mais essa iguaria. Em 2003, 22% do camarão produzido no país ficava no mercado interno, em 2010 esse número aumentou para 97,8%, o que contabiliza cerca de 75 mil toneladas.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.