5 mil toneladas a mais de manga em 2013
As exportações da cultura da manga devem ganhar peso em 2013. As boas expectativas vêm da maior produtora e exportadora no País, a Agropecuária Roriz Dantas (Agrodan) – instalada no município de Belém do São Francisco, no Sertão do São Francisco. A projeção é de que sejam produzidas 25 mil toneladas da fruta, perante as 20 mil contabilizadas neste ano.
De acordo com o diretor Comercial da produtora e exportadora, Paulo Roriz Dantas, isso será possível devido à aquisição de uma máquina de classificação eletrônica de frutas e o primeiro robô na linha de produção, assim como da ampliação das instalações prediais. Como resultado, a capacidade de embalagem será triplicado no próximo ano, processando 45 toneladas de frutas por hora. Do total que se estima produzir, 20 mil toneladas irão atender o mercado externo (20% do volume são exportados para a Europa e 14% para outros países).
Dantas diz que o maior desafio da Agrodan em 2013 será se firmar no mercado interno. “A ideia é trabalhar o ano inteiro com as diversas variedades de mangas sem fibras, que, apesar de estarem dominando o mercado da Europa, ainda continuam como ilustres desconhecidas dos brasileiros”, comentou. As principais variedades das mangas exportadas são Tommy Atkins, Kent, Keitt, Maya, Haden e Palmer. Os principais clientes estão em Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Suíça e Inglaterra, porém a manga é vendida por toda a Europa e Leste Europeu. Este ano o Canadá também passou a receber as mangas produzidas em Pernambuco.
GUIA
Desde abril, cerca de três mil produtores de manga do Vale do São Francisco estão aprendendo sobre a prática de manejo pós-colheita da fruta, através de um guia de manuseio elaborado por profissionais do Brasil e dos Estados Unidos (EUA). O manual foi desenvolvido a partir de informações codificadas durante o projeto de pesquisa patrocinado pelo National Mango Board, programa do Departamento de Agricultura daquele país, cuja meta é aumentar o consumo de manga, através de pesquisas e promoções.
Nesse sentido, o material foi elaborado para atender às exigências de importação do mercado norte-americano, em especial dos EUA. Para isso, sua produção contou com o apoio de diversos parceiros, como o Sebrae, que teve papel importante na tradução do material para o português. Ao todo, foram produzidas duas mil cópias do trabalho, das quais 500 foram destinadas ao público-alvo do projeto de Fruticultura Irrigada e Horticultura, desenvolvido pelo Sebrae no Estado. O conteúdo do guia pode ser encontrado gratuitamente no endereço eletrônico www. sebrae.com.br/fruticultura.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário