A conversa política de Dilma e Eduardo

Sem alarde, o governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, jantou na noite desta quarta-feira (7) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, em Brasília. Foi o primeiro encontro de ambos após o período eleitoral e, à mesa, o assunto foi mesmo política.

O jantar foi realizado um dia depois de a presidente reunir a cúpula do PMDB, maior partido da base governista. Faz parte do movimento iniciado por Dilma Rousseff de conversar com as lideranças aliadas para aparar as “arestas eleitorais” e reforçar a aliança para os próximos anos. Dilma deu início a essas conversas depois de se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – também na terça-feira. Além de Dilma e Eduardo, estiveram presentes a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o presidente do PT, Rui Falcão e vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

“Conversamos sobre muitos temas da conjuntura política para o futuro e a questão da seca foi presente na nossa conversa”, afirmou Eduardo Campos em entrevista a uma rádio local. Segundo informações de bastidores, a conversa foi bastante amena. A presidente teria dito que não havia sequelas entre o PT e o PSB e que as “intrigas” não devem interferir na relação entre os dois partidos. Dilma teria deixado claro que é hora de cuidar da agenda econômica do país e que conta com a ajuda dos aliados para isso.

Eduardo Campos, de sua parte, também segundo informações de bastidores, teria afirmado que não se deve valorizar os traumas eleitorais e que a relação entre PSB e PT continua firme. O governador teria lembrado, sem fazer reclamação, que os socialistas foram os que mais apoiaram os petistas nas eleições. “É preciso entender que os compromissos fundamentais entre os dois partidos estão mantidos”, ressaltou uma fonte do PSB em reserva.

Ao fim das eleições, com o crescimento do PSB – o partido elegeu 442 prefeitos, incluindo cinco capitais – o nome de Eduardo Campos passou a figurar como um possível presidenciável em 2014. Ao PT não interessa perder o PSB como aliado. E o jantar no Palácio da Alvorada teria servido para que a presidente e Rui Falcão “sentissem o clima do PSB”. Os socialistas, por sua vez, continuam dizendo que não podem ser tratados como “subalternos”, mas reafirmam a aliança com o PT.

Reunião da Sudene
Segundo o governador, Dilma Rousseff deve fazer anúncios importantes nesta sexta-feira, no encontro dos governadores do Nordeste, na reunião da Sudene, em Salvador (BA). Devem ser anunciadas ações voltadas para o combate dos problemas causados pela estiagem. Vários ministros, desde esta quarta-feira (7), estão reunidos para preparar os anúncios.

“Passei para ela a situação. Tenho ido a várias regiões. Coloquei para ela, algumas situações como a forragem, da alimentação do gado, do colapso de alguns mananciais de água. Acho que a reunião (da Sudene) de amanhã (dia 9) será proveitosa”, previu Eduardo Campos.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.