A menos de um mês das eleições, Lóssio volta a ser alvo da Justiça Eleitoral

A menos de um mês para as eleições municipais, o prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Júlio Lóssio (PMDB), volta a ser alvo da Justiça Eleitoral. O motivo seria o não cumprimento de normas pertinentes ao pleito, o que provocou a abertura de seis Ações de Investigação Judicial Eleitoral.

As ações reúnem provas do envolvimento de Lóssio em casos de abuso do poder político, práticas de condutas vedadas em período eleitoral, tais como concessões de benefícios e doações irregulares, propaganda institucional irregular com promoção pessoal, realização de propaganda institucional após o início do período eleitoral, e até gravação de discurso da primeira-dama, Andréa Lóssio, pedindo voto para o marido em evento administrativo.

O Ministério Público Eleitoral de Pernambuco (MPPE) já deu parecer favorável a duas destas ações, informando que se trata de infração grave, citando o artigo 73 da Lei Eleitoral Nº.9.504/97, o qual determina que “são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades nos pleitos eleitorais.”

Entre as peças reunidas, consta cópia de propaganda de rádio paga com recursos da Prefeitura de Petrolina, mas com conteúdo que promove pessoalmente a figura do prefeito-candidato, inclusive com a voz de um dos cabos eleitorais dele, o ex-deputado Geraldo Coelho, fazendo elogios diretos a Lóssio. A legislação eleitoral brasileira não permite este tipo de divulgação, só autorizando publicidade institucional em caso de emergência, calamidade ou serviço público essencial, como por exemplo, campanhas de vacinação.

Ex-prefeito

Outra infração grave investigada baseia-se nas imagens e no áudio de um ato administrativo transformado em evento eleitoral, testemunhado por cerca de 300 pessoas. Na inauguração de creche da prefeitura, no bairro do Mandacaru, a primeira-dama de Petrolina, Andréa Lóssio, pediu expressa e abertamente, voto no “15”, número com o qual o marido dela concorre à reeleição, configurando a montagem de palanque eleitoral com discurso sobre a campanha política, quando no local só se poderiam ser mencionados atos referentes à gestão.

Os processos aguardam julgamento da Justiça Eleitoral de Pernambuco. Nos autos, é parte ainda o candidato a vice de Lóssio, o ex-prefeito Guilherme Coelho. Se forem enquadrados nas penalidades da Lei Complementar 64/90 e da Lei 9.504/97, os candidatos majoritários podem ter até o registro da candidatura cassado ou o diploma, e ainda ter decretada a própria inelegibilidade.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.