Acidente com ônibus escolar no Egito deixa 49 mortos

Quarenta e sete crianças, um motorista e uma professora morreram neste sábado em um acidente entre um trem e o ônibus no qual viajavam na região central do Egito, depois que o operador do sinal ferroviário adormeceu, afirmaram autoridades, o que causou protestos e demissões.

O ministro dos Transportes, Rashad al-Metini, renunciou após a tragédia, afirmando que aceita a responsabilidade, enquanto o presidente Mohamed Morsi também aceitou a renúncia do chefe da Autoridade Ferroviária Egípcia.

“São 49 mortos e 18 feridos”, informou o governador da província de Assiut, Yehya Keshk, à rede de televisão estatal.

O ônibus que levava 60 crianças com idades entre quatro e seis anos em uma excursão escolar organizada por sua creche foi atingido em uma passagem ferroviária em Manfalut, 356 km ao sul do Cairo, informou a polícia.

O funcionário responsável pela travessia – que havia sido deixada aberta – estava dormindo quando o ônibus tentou atravessar os trilhos, informou Keshk. “Ele foi preso, é claro”.

“Há uma equipe de 45 médicos cuidando das crianças feridas”, disse Keshk.

Os pais das crianças tiveram reações furiosas perto da cena do acidente, exigindo a pena de morte para os responsáveis, disse a polícia.

Um correspondente da rede de televisão estatal descreveu a cena como “aterrorizante”, com corpos ensanguentados de crianças no chão, antes de serem levados para o hospital de Manfalut.

Mursi ordenou que o primeiro-ministro, além dos titulares das pastas de Defesa e Saúde e do governador de Assiut, ofereçam toda a assistência às famílias das vítimas, afirmou a agência de notícias oficial Mena.

“Em meu nome e do povo egípcio, ofereço minhas sinceras condolências às famílias”, informou uma mensagem na conta de Mursi na rede de microblogs Twitter.

O primeiro-ministro, Hisham Qandil, se dirigiu a Assiut, informou o governador Keshk ao site do jornal estatal Al-Ahram.

A falta de segurança na rede ferroviária resulta, em grande parte, da falta de manutenção e de uma má gestão. Na pior tragédia ferroviária no país, os corpos de mais de 360 pessoas foram resgatados de um trem após um incêndio em 2002.

Keshk ordenou a formação de uma comissão de inquérito para investigar o acidente deste sábado, mas em tragédias semelhantes do passado estes painéis fizeram pouco para lançar luz sobre os detalhes, e menos ainda para apontar culpados.

Os egípcios se queixam há muito tempo que o governo não é capaz de lidar com os problemas de transporte crônicos do país, com estradas em condições tão ruins quanto as linhas ferroviárias.

No início deste mês, cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando dois trens colidiram na província de Fayyum, a sudoeste do Cairo. Um mês antes, 28 policiais faleceram na península do Sinai quando o motorista do ônibus perdeu o controle da direção.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.