Ações conscientizam pernambucanos sobre a doação de órgãos esta semana

184fe517f5e76f22937aa62367dbfdff.jpgSilas Marques, hoje com 78 anos, passou a enxergar, literalmente, o mundo de outra forma em 1993. Recebendo as duas córneas, ela saiu da segunda maior fila para transplante de órgãos. Atualmente, segundo levantamento da secretaria estadual de Saúde de Pernambuco (SES), há cerca de 2,9 mil pessoas esperando para receber uma parte do corpo, sendo 1.024 só de córneas.

Para estimular o aumento das doações e diminuir o sofrimento desses pacientes que ainda estão na fila, é realizada, a partir desta terça-feira (25) até a sexta (28), a Semana Nacional de Doação de Órgãos, com diversas ações em Pernambuco.

Confira a programação de atividades:

» No Recife

TERÇA-FEIRA (25)
9h – Abertura – Local: Auditório da SES (Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi)
18h às 21h – III Encontro Estudantil de Incentivo à Doação – Local: Auditório do HR

QUARTA-FEIRA (26)
9h – Ação educativa na Estação Central do Metrô do Recife
11h – Ação educativa no Complexo Industrial de Suape

QUINTA-FEIRA (27)
9h – Ação educativa no Mercado de São José
Petrolina –

» Em Petrolina

TERÇA-FEIRA (25/09)
9h – Ação educativa e panfletagem no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE)

QUARTA-FEIRA (26/09)
10h – Palestra para estudantes da área de saúde no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE)

QUINTA-FEIRA (27/09)
9h – Ação educativa e panfletagem na Barquinha –Centro de Petrolina
14h – Treinamento para residentes de urgência de enfermagem sobre diagnóstico de Morte Encefálica e Manutenção Hemodinâmica do Potencial Doador. (Local: Auditório do Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina).

A doação é indicada nos casos de morte encefálica, quando as funções do cérebro param, mas o coração permanece batendo por algumas horas. Segundo a SES, é importante acabar com o mito de que, depois disso, a pessoa ainda pode “reviver”.

Depois de receber as córneas de alguém que não foi identificado, Silas quer ajudar outras pessoas. “Se eu fui servida, posso servir também, se for possível”, afirma. O primeiro passo para isso é, se houver o desejo se ser doador, informar a família.

A legislação brasileira indica que um parente de até segundo grau deve informar ao médico o desejo de doar os órgãos. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. As dúvidas podem ser tiradas através do telefone 0800.281.2185.

NÚMEROS
 – De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, este ano houve um aumento de 62% nos transplantes e de 73% nas doações. Foram realizadas 1.097 cirurgias em 2012 contra 678 em 2011. Em doações, este ano foram 83.

Saiba quais são as maiores listas de espera

Rim – 1.725 pessoas
Córnea – 1.024
Fígado – 126
Coração – 4

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.