Ações desenvolvidas pelos governos são abordadas na série sobre a Seca
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Com a escassez de chuvas e o aprofundamento dos efeitos da estiagem nas comunidades rurais de Petrolina e Juazeiro, além das ações já desenvolvidas pelo governo federal, são muitas as cobranças por ações das administrações municipais.
O município de Petrolina possui uma área de 4.559 km2, sendo que grande parte dessa área compreende a área de sequeiro onde cerca de 27 mil habitantes estão sofrendo com a estiagem. No município, a situação é crítica, porque segundo o secretário de Desenvolvimento, Raimundo Nonato, a situação além de comprometer a oferta de água tem prejudicado a produção dos agricultores familiares e o rebanho. “Esse ano além de não ter tido safra não teve água para a pastagem”, destaca. Para piorar, desde que o município de Petrolina decretou situação de emergência, Raimundo Nonato reclama que não chegou nenhum recurso do governo federal.
Nas comunidades do interior de Juazeiro a situação não é muito diferente. Uma das medidas que tem sido adotada pela administração municipal para melhorar a oferta de água é o investimento do recurso arrecadado na própria comunidade. Na prática significa que do valor arrecadado com a regularização de débitos, cerca de 70 a 100% será utilizado, seja em abastecimento de água ou esgotamento sanitário, conforme a prioridade apontada pela própria comunidade.
Um dos exemplos de êxito da experiência, segundo o chefe da divisão de interior do SAAE, José Inaldo Nascimento, foi na comunidade do Jatobá, onde uma adutora foi construída, melhorando o abastecimento de água em cerca de 80%. A experiência também já foi realizada com sucesso na comunidade de Maniçoiba II e ainda na semana passada os moradores da Vila Santa Inês estiveram reunidos para regularizar a situação e decidir onde será o investimento.
ÁGUA -Iniciada em 1998, em que pese a existência de algumas interrupções, a Operação Pipa tem sido responsável pelo abastecimento de muitas comunidades no interior de Petrolina e Juazeiro. A distribuição de água em carros-pipa é financiada pelo governo federal e executada sob a coordenação do Exército Brasileiro. Mensalmente, a operação custa aos cofres públicos cerca de R$ 34 milhões, podendo este valor oscilar para mais ou para menos.
[T] Geovani Siqueira
[F] Gabriel Oliveira / Divulgação
*Confira a 3ª reportagem da série na versão impressa do Gazzeta do São Francisco
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário