Acordo encerra greve de operários da refinaria e petroquímica, em Suape, PE

Foi assinado nesta quinta-feira (22), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Pernambuco, no Recife, um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), para encerrar a greve dos funcionários das obras da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife.

O acordo foi mediado pelo superintendente e pelo superintendente assistente da SRTE-PE, Mário César. “Nós tivemos quatro rodadas de negociação aqui na SRTE-PE. O mediador nos chamou, a pedido do ministro Brizola Neto, para que a gente tentasse renegociar esse acordo para encerrar a greve. Foi feita a arbitragem e as partes aceitaram. O mediador arbitrou uma tabela que foi aceita pelas partes e, com essa tabela, ele deu por encerrada a questão da equiparação”, explica a advogada do Sinicon, Margareth Rubem.

A equiparação salarial teria sido o motivo do começo da greve, de acordo com o sindicato que representa os funcionários. Na tabela, segundo o Sintepav-PE, os ganhos variam de 16 a 71%. “Muitos trabalhadores já voltaram hoje ao trabalho, mas amanhã [sexta-feira] todos voltam normalmente. Foi uma vitória histórica para a categoria”, acredita o presidente do Sintepav, Aldo Amaral.

O acordo prevê ainda que os trabalhadores reponham todos os dias que passaram parados. Quanto às demissões por justa causa, que aconteceram durante a paralisação, o Sintepav-PE afirma que vai tentar reverter a situação. “Não vamos readmitir os que foram demitidos por justa causa, porque eles destruíram patrimônio, fizeram barricadas, não tem o que discutir”, contrapõe a representante dos patrões.

O sindicato dos patrões explica ainda que os funcionários vão receber a cesta básica normalmente, mas a participação nos lucros por rendimento está suspensa em novembro. “Não houve produtividade, então, não tem como ter PLR. O Sinicon vê como bastante positiva a intermediação da Superintendência, que tentou a todo custo que se chegasse a um acordo. Não havia a necessidade de greve”, acredita Margareth.

Ilegalidade
A greve foi considerada ilegal, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, porque o sindicato deixou de cumprir requisitos para decretá-la – como fazer assembleia e publicar edital do movimento. Entretato, os trabalhadores optaram por continuar paralisados.

Os quase 55 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica iniciaram movimento grevista em agosto, com diversas paralisações e voltas ao trabalho desde então.
No começo de novembro, o ministro do Trabalho, Leonel Brizola Neto, chegou a se reunir com empresários e trabalhadores na sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), no Recife, para tentar fechar um acordo, o que não aconteceu.

Fonte: G1 PE

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.