Adolescente arrecada dinheiro na internet para conseguir fazer cirurgia

A mobilização de milhares de internautas e a divulgação em massa de um vídeo caseiro postado no YouTube vai mudar a vida de um jovem de 22 anos, chamado Oziel, que teve um tipo de câncer raro na face e perdeu metade do rosto.

Graças a uma campanha na internet, em pouco mais de 38 horas Oziel conseguiu arrecadar os R$ 106.670,98 necessários para a realização da cirurgia que vai reconstruir o seu rosto.

O sucesso da campanha se deve ao envolvimento de uma rede de vlogueiros – pessoas que mantêm blogs na internet em formato de vídeos. Tudo começou no dia 30 de março, quando o próprio Oziel postou um vídeo caseiro contando a sua história. Lá ele decidiu mostrar a cara, sem máscara, e relatou detalhes da doença que lhe fez perder parte do rosto. Ele pedia ajuda para conseguir dinheiro para a cirurgia.

Nos primeiros dias, o vídeo teve poucos acessos. Até que foi visto pelo vlogueiro Felipe Buarque, que, voluntariamente, decidiu abraçar a história do Oziel.

“A primeira ideia foi criar um site reunindo as informações sobre o caso. As pessoas precisavam saber que o Oziel realmente existe, que aquele vídeo não era uma montagem. E quanto mais eu investigava, mais eu me envolvia com o caso”, conta Buarque.

A segunda ideia foi disparar um e-mail para toda a comunidade de vlogueiros e pedir que as pessoas fizessem vídeos contando a história do Oziel. Assim, em poucos dias, pelo menos outros 40 vídeos falando sobre o jovem foram postados na internet.

O grupo também marcou um tuitaço (manifestação no Twitter) para o dia 12 de abril. Todos usaram a tag #ForçaOziel e o movimento chegou a ficar em primeiro lugar nos trend topics do microblog. Mas, apesar dos esforços, ainda era pouco.

Buarque então decidiu entrar em contato com o vlogueiro Felipe Neto – que possui um dos perfis mais visitados do microblog, com mais de 1,6 milhão de seguidores. A ideia era fazer Neto também se envolver e, assim, levar o vídeo para mais pessoas.

Deu certo. Neto topou se envolver, mas tomou alguns cuidados, como pedir que o dinheiro arrecadado fosse administrado por uma entidade isenta (no caso, o Rotary Club). Também pediu que as doações fossem controladas por um site que bloquearia novas doações assim que o valor pedido fosse atingido.

Neto fez um novo vídeo, com a participação do Oziel, e postou o material na madrugada do dia 20. Ao meio-dia do dia 21 eles já tinham arrecadado o dinheiro necessário. “Não agi sozinho. Há várias outras pessoas engajadas no projeto. Mas, confesso que não esperava um retorno tão rápido”, diz Neto, que tem como público-alvo jovens de 13 a 24 anos.

História. Oziel mora em Lucas do Rio Verde, no interior de Mato Grosso. Aos 9 anos, procurou um dentista para tratar uma carne esponjosa no dente. Foi encaminhou para um médico em Cuiabá que não soube diagnosticá-lo e receitou bochecho três vezes ao dia e antibiótico.

O caso piorou e três anos depois Oziel veio a São Paulo, onde foi diagnosticado o câncer raro. Fez várias cirurgias para retirar o tumor e tentou colocar enxertos para reconstruir o rosto, mas nada deu certo. Parou de estudar, pois não conseguia frequentar a escola e por onde passava era alvo de olhares e comentários.

Há dez anos o jovem usa uma máscara cirúrgica para cobrir o defeito no rosto. Mora com a mãe e ganha a vida vendendo espetinhos. “Antes eu me incomodava mais, hoje estou acostumado. Mas não vejo a hora de colocar a prótese e poder sair de casa sem máscara”, disse. “Quero voltar a estudar e fazer faculdade.”

A cirurgia será realizada no Instituto Branemark, em Bauru, entidade filantrópica especializada em reconstrução facial. Segundo a cirurgiã Raquel D’Aquino Caminha, o caso do jovem é bastante complexo e, por isso, não é possível afirmar quantas cirurgias serão necessárias. “Nosso objetivo é colocar as próteses e devolver a fisionomia do rosto de Oziel.”

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.