Afogados da Ingazeira será 100% saneada pela Compesa
Deve começar em janeiro de 2013, com duração de 18 meses, as obras de saneamento do município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. A ordem de serviço para tornar a cidade “100% saneada” foi assinada na última quarta-feira (26) pelo governador Eduardo Campos, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, pelo prefeito, Totonho Valadares. A solenidade de assinatura ocorreu durante reunião de monitoramento do governo, na SEPLAG, em Recife, e contou com a presença do prefeito eleito em Afogados da Ingazeira, José Patriota.
De acordo com Roberto Tavares, a obra estratégica faz parte do projeto de interiorização do desenvolvimento de Pernambuco. Serão investidos no projeto R$ 32,5 milhões para melhorar a qualidade de vida da população da cidade. “Em uma cidade com coleta e tratamento de esgoto, a população adoece menos, gasta menos com remédios, vive muito melhor”, destacou o presidente da Compesa, ressaltando a importância do saneamento para a preservação dos rios. A obra vai contribuir para a despoluição do Rio Pajeú.
O prefeito Totonho Valadares lembrou que a obra é um desejo antigo de todos os moradores da cidade. “Ter 100% do esgoto tratado é uma dádiva. Há muitos anos vínhamos lutando por esse projeto, que é fundamental para a cidade se desenvolver com saúde”, expôs. Já José Patriota enfatizou a importância ambiental do serviço. “O rio hoje recebe todos os dejetos sem qualquer tipo de tratamento. Com as estações de tratamento e uma política de manejo dos resíduos sólidos, Afogados da Ingazeira será pioneira na preservação ambiental”, disse.
A obra é financiada com recursos da Codevasf, Governo de Pernambuco e Compesa, consistindo na construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), cinco estações elevatórias, cerca de 195 quilômetros de tubulação de rede para coleta do esgoto, ligações prediais e emissários. O projeto está sendo construído com capacidade para ser ampliado com intuito de atender até 51 mil pessoas, que é a previsão da população de Afogados da Ingazeira dentro de 18 anos.
Fonte: Blog de Alvinho Patriota
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário