Agricultores que superam os efeitos da estiagem
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O cenário de mais uma seca no Nordeste está evidenciado na grande mídia nacional. As imagens chocantes pintam o já conhecido quadro de desgraças: vacas mortas, chão rachado em meio às plantações esturricadas. O quadro é real e deixa milhões de pessoas em situação muito difícil no meio rural.
Enquanto as medidas emergências são discutidas e levadas para muitas regiões em estado de calamidade, outro cenário revela como é possível enfrentar de forma alternativa os efeitos de uma seca tão rigorosa como esta. Em Rosário, interior de Canudos no sertão baiano, a família do agricultor Raimundo Dantas mantém normalmente sua criação de cabras e ovelhas. Os animais dispõem de água e alimento mesmo diante da seca que castiga a região há mais de um ano. Não se trata de nenhum milagre, a propriedade é abastecida com um poço artesiano cuja água é sugada por uma Bomba D’agua Popular, um equipamento simples que assegura a água para os animais e até para o consumo da família. Na roça da família, não existem plantios de feijão nem de milho porque seu Raimundo prefere cultivar sorgo, palma e outras forragens que suportam longos períodos sem chuva. Com essa prática, sua principal atividade, a criação de animais apresenta produção e renda apesar da seca.
Há poucos quilômetros da roça de seu Raimundo, uma barragem subterrânea construída na propriedade da família de seu Aderbal Nascimento produz uma visão diferente neste cenário de seca: um plantio de pinha, acerola, laranja e muita palma formam uma área verde em meio à caatinga. Seu Aderbal também aposta na criação de animais como principal fonte sustento da família.
A bomba d’água e a barragem subterrânea, assim como os barreiros trincheiras e os diferentes tipos de cisternas, apresentados como tecnologias de estruturação hídrica no meio rural são amplamente divulgadas por organizações sociais que desenvolvem projetos de Convivência com o Semiárido na região. São soluções que precisam de mais investimentos enquanto alternativas eficientes para enfrentar os efeitos de uma estiagem tão intensa quanto esta que vivenciamos neste ano.
Por Raimundo Fábio
Fonte: Blog do Jamildo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário