Agricultura irrigada e apicultura são opções rentáveis durante a seca

No período de seca, moradores de Muquém de São Francisco e de Morpará, no Centro-Oeste da Bahia, usam a criatividade para conseguir cultivar melancias e produzir mel. As duas opções são rentáveis e consomem pouca água.

Reportagem do G1 mostra que três cidades da Bahia decretaram situação de emergência por motivos opostos em 2012: seca e enchentes. O G1 foi até essas cidades: Muquém do São Francisco, Morpará e Ibotirama, às margens do Rio São Francisco, e confirmou a situação.

Para a agricultora Marilene de Souza Lima, a produção de melancia melhorou as condições de vida da família no povoado de Lagoa do Morro, em Muquém de São Francisco. “É coisa de Deus, nem consigo explicar. A gente usa pouca água e ainda consegue produzir bastante”, diz ela.

A técnica adotada por ela e pelo marido é de gotejamento de água na terra plantada. O consumo médio durante o tempo de maturação da fruta é de aproximadamente 11 mil litros água, cerca de 30% a menos do que seria usada da maneira tradicional. “A gente nem aceita mais trocar a melancia por produtores de lavradores da região. Nesta época de seca, a melancia está em falta no mercado e por isso o valor está lá no alto”, diz ela.

Toda a produção de melancia produzida no quintal de sua casa é comercializada em feiras nas cidades vizinhas. O preço médio da fruta é de R$ 4 a unidade.

Apicultura
Mesmo com perda de aproximadamente 30% da produção de mel por causa da seca que atinge a cidade de Morpará (BA) neste ano, os apicultores do povoado de Bandarra conseguem viver praticamente ilesos aos efeitos da estiagem. “Cada colmeia precisa de apenas meio litro de água por dia. Uma cabeça de gado, por exemplo, precisa de aproximadamente 45 litros de água”, disse o apicultor Hélio Pereira de Queiroz, 29 anos.

Mesmo conseguindo produzir com pouca água, os apicultores da região já perderam cerca de 200 colmeias (cada uma tem entre 60 mil a 80 mil abelhas) durante a seca deste ano.

“A nossa produção em 2011 foi de 20 toneladas de mel. Até agora, só conseguimos produzir cerca de 9 toneladas e ainda perdemos abelhas”, afirma o apicultor Gilvan Barreto Queiroz, 50 anos.

Parte da produção feita pela Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) é comprada por prefeituras da região.O produto é vendido em sachês e oferecido na merenda escolar de Muquém de São Francisco, de Morpará e até de Salvador.

Segundo Barreto, cada tonela de mel pode render cerca de R$ 45 mil. “Depois de colhido, o mel é reservado para decantação e limpeza das impurezas. Após beneficiado, o mel é embalado, rotulado, inspecionado e comercializado. O nosso mel é ouro da seca”, disse o apicultor.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.