Água contaminada no entorno das universidades federais

Uma pesquisa revelou que pelo menos 62,5% dos estabelecimentos em funcionamento ao redor das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco utilizam água contaminada na produção de alimentos. A constatação surgiu a partir de levantamento realizado pelo próprio departamento de Tecnologia Rural da UFRPE.

De acordo com a pesquisadora, a doutora em microbiologia Neide Shinohara, um total de 40 estabelecimentos tiveram a água da torneira analisada. O material utilizado para cozinhar e lavar utensílios alimentares apresentou coliformes diversos (totais) em 25 amostras. “Além disso, deste universo, dezessete também apresentaram coliformes termotolerantes, mais conhecidos como ′fecais`, compostos por elementos que deveriam estar presentes apenas em intestinos de animais de sangue quente”, explica.

Em ambos os casos, há risco de doenças oportunistas para quem consome a água contaminada, incluindo náuseas, vômitos, febre e diarréia. Os coliformes ditos fecais são os mais graves entre o grupo total de micro-organismos, uma vez que apresentam a bactéria Escherichia coli, indicativo de contato direto da água com fezes. Isso significa que o consumidor pode apresentar complicações ainda mais graves, como infecções no sistema digestivo. “Em casos de quem tem uma imunidade mais baixa, a exemplo de crianças, idosos, transplantados ou imunodeficientes, pode até levar a óbito”, alerta Shinohara.

Segundo a Portaria 2914, assinada em dezembro de 2011, em caso de retorno positivo destes micro-organismos, deve haver ação imediata por parte dos responsáveis e recoleta da água nos dias subsequentes até que seja constatada que a água está própria para consumo. Para o chefe de serviço de saúde ambiental da Fundação Nacional de Saúde, Osman de Oliveira Lira, o grande perigo não seria a qualidade da água que é fornecida à população, mas da forma de acondicionamento da mesma. “A imensa maioria das contaminações acontecem em reservatórios e caixas d`água com problemas de manutenção, o que inclui falta de limpeza das paredes internas, rachaduras, infiltrações ou mesmo a falta de vedação, o que permite que corpos estranhos, contaminados, entrem em contato com a água. As demais, por conta da intermitência no próprio fornecimento do mineral”, explica.

Procurada, a Compesa verificou 14 estabelecimentos da área em que a pesquisa foi realizada, com 40 unidades de alimentação, e alega que a maior parte dos estabelecimentos não faz parte de sua lista de clientes ou mistura o mineral fornecido pela distribuidora de água com uma fonte própria, a exemplo de poços subterrâneos. “Nestes casos, havia cloro residual negativo, uma falta de tratamento que indica grande probabilidade de contaminação. Junto a clientes na mesma região, indicamos cloro positivo, o que diminui chances de haver coliformes. Agora faremos exames bacteriológicos” garantiu o diretor regional metropolitano Rômulo Aurélio Souza. Sobre os casos de contaminação na própria rede da Compesa, o diretor afirma que este tipo de problema diminuiu bastante. “Com Pirapama, não temos muita interrupção no abastecimento de água, então não há tanto espaço para que o sistema de tubulação succione elementos estranhos que estejam próximos à rede como antes”, afirma.

Quem já teve problemas com a água e os alimentos consumidos no entorno das universidades, prefere arriscar na escolha da própria fonte de alimentação. A doutoranda Jackeline Maciel, de 33 anos, estuda na UFPE desde a graduação, última vez em que consumiu comida em uma das lanchonetes fixas localizadas em uma das laterais da instituição. “Passei muito mal, na época, e fui diagnosticada com infecção intestinal. Desde então, nem mesmo suco eu tomo em local que eu não saiba a procedência da água”, ensina.
(Ed Wanderley)

Locais da pesquisa
• UFRPE – Bairro de Dois Irmãos
• UFPE – Cidade Universitária
• 40 unidades de alimentação avaliadas
• 25 amostras reprovadas
• 62,5% apresentavam coliformes totais
• 42,5% foram contaminadas por fezes

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.