Agulhas e pontos de ônibus importantes ainda prejudicam fluxo no BRS Presidente Vargas

Na segunda semana do BRS na Presidente Vargas, passageiros de ônibus se dizem satisfeitos com a redução do tempo de travessia. O trânsito flui bem na maior parte da avenida pela manhã, e os gargalos são os mesmos notados na semana passada: a primeira agulha para acessar a pista lateral da Presidente Vargas, na altura dos Correios, e a Central do Brasil. O trânsito também fica congestionado na Leopoldina e em frente à sede da prefeitura. Apesar das melhorias, a reportagem do GLOBO testou o corredor e verificou que de ônibus levou quase o dobro do tempo do carro para atravessar da Leopoldina à Candelária.

Embarcada no coletivo da linha 474 (Jacaré-Jardim de Alah) às 7h42m, a repórter chegou ao fim da via às 7h54m. A equipe que foi de carro embarcou no mesmo ponto às 7h41m e atingiu o mesmo destino às 7h48m. Foram 12 minutos na pista exclusiva contra sete na comum. O problema, além das agulhas, são os pontos de ônibus importantes, em que coletivos perdem tempo para embarcar e desembarcar passageiros. Na Central, os ônibus continuam derrubando os cones que delimitam o BRS no trecho logo pela manhã. Não é raro ver coletivos tentando escapar do trânsito momentaneamente, invadindo a pista dos carros, e agentes da CET-Rio tentando impedi-los.

Mas eles não são os únicos que desrespeitam as novas regras. Motoristas ainda desavisados acabam subindo o Viaduto dos Pracinhas, na Leopoldina, na parte do BRS e, quando chegam à Presidente Vargas, param o trânsito para poder sair do corredor exclusivo. Operadores são obrigados a segurar o trânsito fora e dentro do corredor para que os carros comuns consigam voltar à sua pista. No viaduto, o trânsito flui melhor no BRS do que na pista comum.

Passageiros e funcionários de empresas de ônibus entrevistados pelo GLOBO aprovam o BRS. O trocador do ônibus 474 acredita que o trânsito está melhor, mas alerta que os coletivos ainda perdem muito tempo em frente à Central do Brasil. Moradora de São Cristóvão, Maria das Graças disse que o BRS encurtou o tempo de viagem. Mesmo sem ter feito ainda a conta, ela está certa de que o trânsito melhorou para os ônibus.

— Tinha dias que levava 40 minutos só pra percorrer a Presidente Vargas. Agora está bem melhor.

No entorno da Presidente Vargas, o trânsito ainda era bom por volta das 8h30m. Na Praça da República, na Rua Frei Caneca, nas avenidas Presidente Antônio Carlos e Rodrigues Alves, o trânsito é lento. Já no acesso à Presidente Vargas pela Rua Primeiro de Março, não há retenções. O trânsito é intenso na Rua Benedito Hipólito, rua paralela à principal avenida do Centro, com alguns pontos de lentidão. Na altura do prédio dos Correios, as retenções também atingem a pista lateral da Presidente Vargas. Os motoristas sofrem com congestionamento na Praça da Bandeira, no sentido Presidente Vargas, e na Avenida Francisco Bicalho.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.