Alerta para onda de violência em PE

As execuções de dois policiais, um civil e outro militar, na noite da última terça-feira, na Região Metropolitana do Recife (RMR), levaram a Associação Pernambucana de Cabos e Soldados (ACS-PE) a alertar o Governo do Estado por meio de ofício para a necessidade de proteger mais os profissionais da classe. A mesma atitude pretende tomar, nesta quinta-feira (29), o Sindicato dos Policiais Civis. De acordo com a entidade que representa os PMs, a “notícia de que a vida de um militar estaria custando R$ 5 mil se espalhou como pólvora nos quartéis”. É o que diz um trecho do comunicado da ACS-PE.

Em relação às mortes do comissário aposentado da Polícia Civil Carlos Manoel de Sá, 65 anos, ocorrida no Cabo de Santo Agostinho, e do soldado Elias Gonçalves Miranda, 46 anos, em Igarassu, ambas anteontem, a Secretaria de Defesa Social (SDS) afirmou que os casos não têm ligação com a onda de violência registrada em São Paulo e em outros estados brasileiros. “A denúncia dos fatos e todas as informações da área de inteligência nos levaram a uma conclusão de que não há envolvimento de facção criminosa (na morte de Elias Gomes e Carlos de Sá)”, destaca o comunicado.

Apesar de a SDS entender que a ação deflagrada por facções criminosas contra os policiais de outros lugares do Brasil não está migran­do para Pernam­buco, o pre­­sidente da ACS-PE, Renilson Ra­mos, dis­se ter motivos para se preocupar em relação a essa possibilidade. “Temos indícios de que os criminosos que matam policiais de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte podem passar a agir aqui também. Ficamos sabendo, extraoficialmente, de que um caminhão carregado de armas vindo do Sul do País com destino ao nosso Estado teria sido apreendido na divisa com a Bahia”.

Renilson ainda apontou fatos que, segundo ele, tornam os PMs pernambucanos vulneráveis à possíveis investidas criminosas. “Existem viaturas circulando com apenas dois policiais, quando o mínimo deveria ser três. Além disso, os motoristas dos oficiais e comandantes de batalhões se deslocam sozinhos. O terceiro e último ponto questionado é o problema de apenas um soldado fazer a Patrulha Escolar em áreas de alto índice de criminalidade”, expôs Ramos.

Na Polícia Civil a situação não parece ser diferente. O presidente do Sindicato que representa os agentes, escrivães e comissários, Cláudio Marinho, disse que a categoria tem demonstrado preocupação. “Diante dos últimos acontecimentos, é preciso que o Estado invista em serviço de inteligência, o que São Paulo não fez. Temos que prevenir, pois, depois do problema instalado, fica mais difícil eliminá-lo. No oficio que vamos mandar amanhã (hoje) à SDS, solicitaremos que se utilizem os bloqueadores de celulares nos presídios para evitar a comunicação dos presos das facções”.

De acordo com a ACS-PE, em 2012, até o momento, 16 PMs foram assassinados em Pernambuco. Em 2011, foram nove mortes. Em relação aos policiais civis, o Sinpol-PE informou que está concluindo o levantamento dos casos de homicídios envolvendo a classe para encaminhar os dados à SDS.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.