Aluno surdo cria projeto de acessibilidade no programa de navegação na internet da UFPE

Desenvolver um projeto sobre a problemática vivida pelo próprio pesquisador. Foi nessas condições que um estudante de mestrado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) criou uma proposta de melhoria da acessibilidade no programa de navegação na internet utilizado na Educação a Distância (EAD) da instituição. Marcelo Amorim, que é surdo, conviveu com as limitações da plataforma digital e se sentiu impulsionado a propor um modelo de interface mais intuitivo para pessoas com a mesma deficiência que ele.

Dos ícones da tela principal à língua adotada no sistema, ele conta que tudo faz a diferença. “Apresentamos a proposta de um visual menos textual e com mais figuras indicativas, porque o Português é a segunda língua dos surdos. Compreendemos melhor a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o principal meio de comunicação são os olhos. Então, a interface tem que ser bem aprimorada para uma melhor acessibilidade”, explica Marcelo, que fez uma graduação em Libras numa turma com cerca de 30 pessoas com surdez.

Foi lá e com gente de fora da sala de aula, aliás, que o mestrando testou o protótipo desenvolvido e comparou as necessidades vividas por ele e por tantos outros alunos com essa limitação na EAD. “Fui à Associação de Surdos de Pernambuco, à Escola de Surdos e percebi que as limitações dessas pessoas diante das plataformas digitais eram iguais às minhas”, relata.

A análise possibilitou que ele desenvolvesse a dissertação de mestrado “Estilos de Interação Web de navegação e ajuda contextual para usuários surdos em plataformas de gestão de aprendizagem”, defendida diante da banca avaliadora. “Argumentei que a interface visual com essas alterações tem uma diferença significativa para quem é surdo. São itens que facilitam o reconhecimento da função de cada elemento da interface”, acrescenta.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, Marcelo contou com a ajuda de um intérprete de Libras para dialogar com as outras pessoas envolvidas na proposta. Experiência que, para Fernando Fonseca, docente do CIn e orientador do projeto, foi importante para alcançar o bom resultado. “O fato de Marcelo conviver com a própria problemática da pesquisa foi determinante. O design da interface também foi feito por um surdo. Esses elementos permitiram identificar as deficiências de forma mais eficaz e melhorar a usabilidade da plataforma. Creio que vai ficar mais fácil e confortável para alunos com esse tipo de limitação”, conclui.

A expectativa, agora, é que as ideias sejam incorporadas ao Amadeus, plataforma EAD do CIn. Até o final do ano, a versão 1.0 do programa já deve estar disponível para os alunos, dotada dos artifícios que vão melhorar a acessibilidade. “Esse projeto para surdos foi construído, inclusive, a partir de um protótipo para melhorar a integração de pessoas com deficiência visual. Nos próximos meses, deve estar pronto”, conclui o professor Fernando Fonseca.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.