Alunos e professores plantam cerca de 200 mudas em área verde da UFMT
No Dia da Árvore, nesta sexta-feira (21), alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram um ato simbólico após a greve e plantaram cerca de 200 mudas na área verde do campus de Cuiabá. Cada aluno plantou uma muda e deve ficar responsável por ela até o crescimento dela, de acordo com integrantes do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Mato Grosso (PET/UFMT).
Para o coordenador do movimento, Alexandre Machado, o plantio das árvores representa um ato simbólico para que os alunos começem a cuidar da universidade. “Essa foi uma forma de estimular os alunos a cuidar da universidade, despertando à consciência neles, de que, os espaços públicos com as áreas verdes pertencem à comunidade”, pontuou.
Além disso, ele afirmou que em comemoração ao Dia da Árvore, cada aluno se comprometeu a cuidar e garantir a permanência da sua planta. Até o período de chuvas, os bolsistas devem irrigar o local. “Há 20 anos não se faz uma reposição significativa da área verde”, observou Alexandre.
O aluno do terceiro semestre de Engenharia Florestal, Vinícius Capriata, disse que o movimento é importante para despertar a consciência ambiental na pessoas . “A iniciativa é interessante, pois ajuda a manter à área verde da universidade”, afirmou.
Para que as mudas cresçam bem, o organizador do evento contou que os alunos receberam orientações sobre o momento do plantio e cuidados que devem ser tomados. Na ocasião, técnicos da prefeitura do campus estiveram presentes para garantir que tudo acontecesse corretamente. Os alunos vinculados ao PET, também fizeram a doação de mudas para a comunidade que estava participando do ato.
As mudas escolhidas para o plantio são de características frondosas, ornamentais e frutíferas. A área do plantio foi próxima à nova Casa do Estudante Universitário.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário