Amamentar reforça vínculo entre mãe e filho

“Mas essa criança ainda mama?” Provavelmente, muitas lactantes já devem ter sido questionadas desta forma. Um dos motivos é que boa parte do que se fala sobre amamentação refere-se somente ao tempo no qual o leite materno deve ser fonte exclusiva de alimentação para o bebê. Mas vale destacar que, passado este período, a mãe – se assim estiver disposta – pode continuar a dar de mamar à criança, sem qualquer prejuízo à saúde de ambos e com muitos ganhos nesta relação.

Hadassa tem quase um ano e mama – religiosamente – todas as noites, quando sua mãe, a secretária executiva Nicole Honório, volta do trabalho. Mas não é somente neste momento em que a pequena se alimenta do leite da mãe. “Quando ia voltar a trabalhar, minha filha tinha três meses e eu não tinha muitas informações sobre o aleitamento. Então me informei com parteiras, e elas me disseram para juntar vidrinhos de café solúvel. Também mantive contato com o banco de leite do IMIP e me deram orientações”, explicou Nicole que até hoje pratica a ordenha (nome dado à retirada do leite) manual.

O líquido é guardado no frigobar do escritório da empresa e levado para casa no fim do expediente. Lá, se transforma em papinhas e sucos que são servidos à sua filha. “Geralmente ela toma esse leite à tarde ou no jantar, batido com alguma fruta”, conta. Embora, no início, Nicole Honório tenha pensado em deixar o emprego para alimentar sua filha, percebeu que com algum cuidado e muita dedicação as duas atividades poderiam coexistir. “O melhor leite é o meu. Ele transmite saúde e eu sei que estou provendo saúde alimentar a ela”, afirma, convicta.

O leite ordenhado deve ser guardado em recipientes adequados, de vidro, com boca larga e esterilizados. É o que explica a obstetra Melania Amorim. “O leite pode ser estocado na geladeira por 24 horas ou no congelador por 15 dias. No trabalho, o mais prático é deixar na geladeira e levar para casa em isopor para a estocagem definitiva”, esclarece. Sobre o tempo que se deve amamentar, a médica explica que, de acordo com a Organização Munidal de Saúde (OMS), Ministério da Saúde do Brasil e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças devem ser amamentadas, no mínimo, até os dois anos de idade. “Exclusivamente, isto é, somente o leite materno sem qualquer suplemento, sem água, chás, sucos, até os seis meses de vida”, detalha a médica que reflete, ainda, que “amamentar é muito mais do que dar leite materno – o melhor alimento para o bebê. É uma demonstração de afeto, de amor, de troca mútua, o que reforça o vínculo mãe-bebê”.

Na casa da agente de Correios Magna Costa, mãe de Matheus, de 6 anos, Talita, de 2 anos e Bruna, de 7 meses, amamentar é assunto sério. Talita mamou exclusivamente até os seis meses e depois continuou tendo no leite da mãe um complemento à sua nutrição. Em seguida, Magna engravidou novamente e nem por isso interrompeu a amamentação. “Quando eu me descobri grávida, conversei com a pediatra que me orientou a continuar dando o peito a Talita. Na época, o meu leite diminuiu e ela mamava menos. Hoje as duas querem”, conta. A pediatra das meninas, Geisy Lima, apoia a escolha da mãe. “ Alguns médicos acham que tem que interromper, porque pode levar à contração, mas isso não é verdade”, afirma.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.