Ampliação do Centro de Convenções de PE vai custar quase R$ 800 milhões
A Secretaria de Turismo (Setur) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) apresentaram, nesta quinta (6), projeto de reforma e ampliação do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, o projeto arquitetônico que também prevê a construção de um complexo empresarial-hoteleiro no local está orçado em quase R$ 800 milhões.
“A primeira fase, do projeto arquitetônico, será concluída em março de 2013. A partir dessa conclusão, iniciaremos a segunda etapa, para definir os projetos de engenharia e estrutura, que poderão ficar a cargo do governo estadual, de empresas privadas ou até mesmo as duas coisas, numa Parceria Público-Privada (PPP)”, explicou Alberto Feitosa, acrescentando que as obras de ampliação devem ficar prontas até o fim de 2015.
Para o secretário, se o trabalho for realizado pela iniciativa privada, a conclusão da reforma pode ser mais rápida. “Nós vamos analisar qual o tamanho do interesse do mercado. Vários países têm tido muito interesse, muitos têm investido aqui em Pernambuco”, destacou.
O projeto inclui a reforma no pavilhão de feiras, nos auditórios, no Teatro Guararapes e nas salas multifuncionais. Na área de ampliação, haverá a construção de um segundo pavilhão com 22.500 metros quadrados, edifício-garagem com cinco mil vagas, salas multifuncionais, auditório, praça de alimentação e administração.
Além da requalificação e modernização do Cecon, o projeto sugere também a construção de um complexo empresarial-hoteleiro com prédios de sete pavimentos cada e 360 salas em cada edifício. O complexo contaria ainda com auditório, salas multifuncionais, restaurante e estacionamento com 1.720 vagas. De acordo com o secretário, o hotel teria perfil executivo, com sete pavimentos e 400 leitos “Queremos tornar a área um polo turístico e econômico forte em Pernambuco”, destacou.
Atualmente, a capacidade do Centro de Convenções de Pernambuco é de aproximadamente 5 mil pessoas sentadas, incluindo os dois teatros, os quatros auditórios e as 10 salas de convenções. Somente o Pavilhão de Feiras, com 18.870 metros quadrados, tem capacidade para receber 30 mil pessoas.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário