Anatel diz que acesso a 3G no Brasil ainda é insatisfatório

Audiência contou com presidente da Anatel, João Resende (à esq.) e diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy (à dir.) Foto: Sérgio Almeida / Agência CâmaraO presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Resende, assumiu que existe um hiato entre os investimentos que as empresas de telefonia vêm fazendo e a quantidade de vendas que elas têm feito. “É preciso encontrar uma forma de corrigir esse déficit”, disse, acrescentando que o acesso a dados ainda é insatisfatório no Brasil.

Resende lembrou que as operadoras não estão conseguindo atingir a meta prevista para o fim deste ano de 98% de êxito para as tentativas de conexão via internet móvel. O presidente da Anatel também assumiu ainda que serão necessários muitos investimentos para a implantação da tecnologia de internet móvel 4G no País. “Vamos ter que correr atrás desses investimentos. Vamos fazer esse acompanhamento”, acrescentou.
De acordo com o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy, serão necessárias mais de 9.500 licenças para novas torres de celular para iniciar as operações em 4G. “E isso apenas para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo (de 2014)”, relatou.
Mas a instalação das novas torres seria dificultada por causa das diferentes leis regionais no País. Segundo Levy há 250 leis restritivas para a implantação de antenas. “É preciso que se tenham regras claras, que possam ao mesmo tempo proteger o meio ambiente e garantir a segurança jurídica”, afirmou. Ele citou leis de Brasília, Rio de Janeiro e Olinda (PE) como bons exemplos sobre o tema.
Em contraposição à Anatel, o diretor-executivo do Sinditelebrasil apresentou dados de que, juntas, as empresas de telefonia investem todos os dias R$ 63 milhões no País. Segundo Levy, já são 259 milhões de chips ativados no País e 85 milhões de clientes com conexões de internet com banda larga. Ele acrescentou que 3.127 municípios contam com tecnologia 3G de internet, o que totaliza 87% da população coberta – um número muito superior à meta inicial do País, que era de 928 neste fim de 2012.
Levy também disse que a infraestrutura em um mercado como o nacional precisa ser ampliada todo o tempo para atender à crescente demanda. Ele calcula, por exemplo, que em 2020 serão realizadas dois bilhões de conexões de internet móvel.
Resende e Levy participaram de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para debater assuntos gerais às operadoras de telefonia.
Fonte: UOL
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.