Ande na nova Estrada da Batalha
Foram quase três anos de obras, muitos congestionamentos e transtornos. Mas acabou. Dois anos e 11 meses depois, a requalificação da rodovia PE-08, mais conhecida como Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes, está pronta, garantindo organização e qualificação para a principal saída Sul da Região Metropolitana do Recife, onde está o Complexo Industrial Portuário de Suape e para onde Pernambuco cresce.
A requalificação, executada pela Secretaria de Transportes de Pernambuco, custou R$ 342,1 milhões (recursos estaduais e federais), e foi inaugurada simbolicamente nesta quinta-feira (23/8). Agora, a expectativa é que os 55 mil veículos que trafegam por dia na avenida levem, no máximo, dez minutos para percorrer os cinco quilômetros requalificados e, não mais, até uma hora, como acontecia.
Na verdade, a Estrada da Batalha estava praticamente pronta desde maio passado. Naquele mês, 90% dos trabalhos já tinham sido executados. Faltava apenas a conclusão do Túnel Felipe Camarão, liberado ao tráfego ontem. O túnel é uma das principais intervenções do projeto porque faz ligação direta com o bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife, e, principalmente, elimina um dos maiores pontos de retenção na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, que existia no cruzamento com a Avenida Maria Irene, no Ibura. Também permite o retorno dos veículos nos dois sentidos da Estrada da Batalha. O túnel tem 300 metros de extensão e 21 de largura.
DETALHES DA OBRA A requalificação da PE-08 compreendeu a implantação de uma terceira faixa de rolamento na via, já duplicada na época em que os trabalhos começaram. Dois viadutos foram construídos, além do túnel. O primeiro, em forma de ferradura, foi inaugurado em abril de 2010 e tem 336 metros de extensão, localizado após o acesso da Avenida Armindo Moura, sentido Recife-Jaboatão. O segundo, composto por dois elevados, um em cada sentido, fica sobre a Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres, eliminando um dos piores cruzamentos da Estrada da Batalha. Um centro cultural foi construído no entroncamento com a BR-101 e uma praça monumental com equipamentos de serviços e lazer, além de novos projetos de paisagismo e iluminação, foram implantados embaixo do Viaduto da Barreto de Menezes.
Fonte: Jornal do Commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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