Anderson Silva defende cinturão dos pesos meio-médios neste sábado

O que acontecerá neste sábado (07) em Las Vegas (EUA), a partir das 20h (de Brasília), envolve bem mais do que a disputa pelo cinturão dos pesos meio-médios do Ultimate Fight Championship (UFC). Os rumos do principal evento de MMA do planeta estão em jogo. O brasileiro Anderson Silva e o americano Chael Sonnen criaram uma guerra de palavras que colocaram em xeque vários valores das artes marciais que fundamentam o torneio. O desempenho e a postura dos dois atletas no octógono será decisiva para apontar o caminho da modalidade que mais cresce no planeta: a técnica e o respeito ao adversário ainda serão preponderantes, ou o lado violento e marqueteiro tomará de vez as rédeas do UFC?

O UFC 148 estava inicialmente programado para o Brasil, mas as negociações não foram concretizadas. Las Vegas, porto seguro dos organizadores, será o palco da revanche entre Silva e Sonnen – a primeira luta, um clássico do MMA, foi vencida pelo brasileiro através de uma chave de braço, no dia 7 de agosto de 2010.

Naquela vez, um surpreendente Sonnen, que até então pouco representava para o MMA, conseguiu dominar quatro rounds. No último, quando ainda estava melhor, o americano deu uma brecha para o brasileiro encaixar a finalização. Desde então, Sonnen tem proferido insultos de toda espécie ao Brasil e até a família de Anderson Silva, uma jogada midiática que atraiu ainda mais o público para a revanche, para delírio dos donos do evento.

Anderson – apontado como o maior lutador de MMA de todos os tempos, com o recorde de nove defesas de cinturão – mantinha uma postura controlada, apesar dos excessos do rival. Mas o brasileiro, em entrevista coletiva realizada em 25 de junho, perdeu o equilíbrio. “Quando (Sonnen) entrar lá dentro vai engolir todos os dentes da boca dele. Vou arrancar um por um. Depois que eu bater nele, muita gente vai ficar assustada com o que vai acontecer com o esporte”.

A mídia, que até então valorizava a fanfarronice do americano, recebeu as palavras do “Spider”, normalmente mais centrado, com um certo choque. Aquele que deveria se portar de uma forma superior, cedeu ao lado obscuro das palavras e das ameaças. Resta saber se por uma questão de marketing ou por ter criado um ódio real pelo americano, que atacou a sua honra, falando inclusive da mulher do brasileiro.

A luta

Mestre na luta em pé, Anderson Silva sofreu muito com o jogo baseado em wrestling (luta olímpica) de Sonnen no primeiro encontro. O americano conseguiu derrubar o brasileiro em várias oportunidades em 2010, atacando por cima. Porém, foram mais as repetições que castigaram, pois o desafiante demonstrou pouca potência nos golpes, em contraste com o queixo duro do campeão.
Foi com o jiu-jitsu que Anderson Silva conseguiu sua vitória na primeira luta. Nesse quesito, ele é bem superior ao adversário. Mas a chave da vitória para o brasileiro está na mobilidade. Lutando com uma costela trincada em 2010, Spider não conseguiu apresentar a mes­ma desenvoltura, se tornando um alvo fácil para as quedas. Silva precisa novamente se movimentar e mostrar seus surpreendentes golpes com braços e pernas, muitos desses baseados no Muay Thai, sua arte marcial mais desenvolvida.

Fonte: Folha de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.