ANP treina Procon-PE para acabar com revenda ilegal de gás de cozinha

Representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) vão treinar os fiscais do Procon de Pernambuco para vistoriar as revendas de gás de cozinha no estado.

O Sindicato Nacional das Distribuidoras de Gás estima que existam 2 mil pontos de revenda irregular em Pernambuco, contra 1,7 mil legalizadas. A fiscalização deve começar dentro de 30 dias.

Para se ter um ponto de revenda de gás é preciso obter a autorização da prefeitura e o  certificado do Corpo de Bombeiros.

Os botijões devem ser guardados em um espaço arejado e não podem ficar perto de muros. O consumidor deve ficar de olho se os botijões estão lacrados, se não há ferrugem nem amassões. Uma balança tem que estar disponível para o cliente, caso ele tenha dúvidas sobre o peso. E a nota fiscal é a garantia da compra.

A partir da próxima semana, os fiscais do Procon vão ser treinados para fiscalizar as revendedoras de gás de cozinha e de gás veicular. “É um convênio para explicar como coletar uma amostra de combustível e como identificar um ponto de reveda clandestina.

Além desse treinamento, que vai ser feito com os fiscais do Procon, nós vamos também estabelecer parceriais nas quais o Procon poderá utilizar laboratórios credenciados pela ANP, para fazer análise de combustíveis líquidos e gerar os certificados para, se for o caso, fazer as autuações”, disse o diretor da ANP, Florival Carvalho.

“[A fiscalização vai ocorrer] De várias formas. Ou por meio de denúncias de má qualidade do combustível ou por meio de um mapeamento que o Procon e o Ministério Público [de Pernambuco] já tem com relação a quem revende de maneira irregular. Ou mesmo por iniciativa de rotina. Por exemplo, nós vamos hoje fiscalizar a região tal”, falou o coordenador do Procon – PE, José Rangel.

Quem estiver irregular poderá legalizar a situação. “É extremamente fácil se regularizar. Basta que tenha o alvará de funcionamento dado pela prefeitura, certificado do Corpo de Bombeiros e ter, basicamente, um local com distâncias mínimas em relação aos vizinhos e seja arejado para o armazenamento. Quanto mais você armazena, maiores as distâncias e maior a quantidade de equipamentos de combate a incêndio”, explicou o presidente do Sindicato das Distribuidoras de Gás, Sérgio Bandeira de Melo.

Em operação de fiscalização, realizada esta semana, fiscais da ANP fecharam duas revendas clandestinas de gás e interditaram uma revenda legalizada por falta de segurança. As revendas sem autorização da ANP funcionavam no bairro Paulista, no Recife, e em Cidade Tabajara, Olinda. A interditada por estar sem cobertura fiscal dos botijões transportados funcionava no bairro Campo Grande, também no Recife.

Para denúncias e outras informações sobre as revendas de gás de cozinha, você pode ligar para a Agência Nacional do Petróleo: 08009700267.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.