Apenas 8% dos homicídios cometidos no Brasil são solucionados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Atualmente, apenas 8% dos homicídios cometidos no Brasil são solucionados. Em países onde há o banco de perfis genéticos, a elucidação desses crimes chega a 90%, no caso da Inglaterra; 80% na França, e 65% nos Estados Unidos. Ao todo, 30 países já fazem uso do sistema. No caso dos EUA, o banco começou a ser implantando em 1994 e hoje está presente em 50 estados.
Segundo Joseph Blozis, que durante 13 anos foi chefe da Unidade de Investigação de Cenas de Crime da polícia de Nova York, e responsável direto pelas investigações da queda das torres do World Trade Center, além de consultor das séries americanas do CSI, não há ferramenta mais poderosa do que o DNA, essencial na identificação das vítimas do ataque de 11 de Setembro de 2011, que deixou quase três mil mortos. “Cerca de 91% dos corpos foram identificados por meio do material genético”, esclareceu.
A tecnologia permite uma maior rapidez no resultado e no confronto das informações. “Nos Estados Unidos, são 30 dias para chegarmos ao resultado. Isso depende da demanda dos laboratórios e os casos de estupro são prioridade”, comentou Joseph. No Brasil ainda não se sabe o tempo de demora, levando em conta a demanda específica do País.
Nos Estados Unidos, a tecnologia já ajudou a salvar inocentes. Segundo Blozis, em janeiro deste ano 80 indivíduos tidos como assassinos foram libertados por evidência de DNA; destes, 54% tinham confessado os crimes por pressão. Diferente do Brasil, em 26 dos 50 estados americanos, a ferramenta tem um uso mais abrangente, sendo considerada também para além dos crimes hediondos e violentos.
Fonte: FolhaPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário