Apesar da proibição da Anvisa, elementos tóxicos são usados na produção de raticida

Mesmo após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de retirar do mercado brasileiro uma das substâncias tóxicas que dá origem ao chumbinho, a produção do veneno, frequentemente utilizado contra ratos, pode não ser inibida como o esperado. Isto porque outros elementos, ainda mais tóxicos, vêm sendo utilizados clandestinamente na fabricação do produto. Em Pernambuco, as primeiras apreensões do chumbinho mais letal ocorreram em 2007.

Desde o mês de outubro, o órgão regulador decidiu proibir a venda do aldicarbe, um ingrediente de controladores de pragas agrícolas. A substância podia ser usada somente como inseticida em algumas plantações, mas acabava convertida para pequenos grãos na cor grafite, originando o exterminador de ratos. No entanto, como os agrotóxicos à base do aldicarbe já tinham restrições de venda, tendo apenas uma variedade – o Temik 150, da Bayer – disponível legalmente no comércio, os fabricantes clandestinos partiram para o uso de substâncias como o carbofuran e o terbufós, mais baratas e de ação mais rápida.

É o que explica o gerente geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jayme Brito, que garante que a falsa sensação de eficiência demonstrada pelo chumbinho mais agressivo só aumenta o perigo para os seres humanos. “Os roedores vivem em comunidade, de maneira que apenas um deles experimenta a comida envenenada, morre imediatamente e isso faz com que os outros não caiam na armadilha. Por outro lado, se envenenada, a pessoa pode vir a óbito ainda mais rápido porque os médicos até sabem como lidar com o chumbinho à base de aldicarbe, mas quanto a essas outras substâncias, o tratamento de urgência fica mais difícil”, alerta.

Conforme dados da Anvisa, quase 60% dos oito mil casos de intoxicação por chumbinho ocorridos todos os anos no Brasil são ligados, especificamente, à produção baseada no aldicarbe. Em Pernambuco, os números relativos aos elementos mais perigosos ainda são incertos, mas se refletem num dos casos mais emblemáticos registrados nos últimos anos: o envenenamento de quatro crianças, em 2008, durante uma festa de aniversário no Barro, Zona Oeste do Recife. Duas delas morreram.

“Naquele caso, verificamos a presença de substâncias ainda mais letais que o aldicarbe no material que envenenou as crianças. Na ocasião, até lançamos uma campanha de combate à comercialização do chumbinho. E agora, essa medida da Anvisa não nos deixa baixar a guarda para qualquer substância que dê origem a esse produto”, complementa Jaime Brito.

Apesar de cada vez mais velado, o comércio do raticida granulado clandestino ainda existe nos mercados da periferia, garante o gerente geral da Apevisa. Já numa rápida passagem pelo Centro do Recife, a equipe de reportagem não encontrou o produto à venda no Mercado de São José e no entorno. Na rua da Praia, os únicos exemplares vendidos eram regulamentados. As embalagens continham os itens recomendados, como nome do fabricante, medidas de precaução e um telefone de emergência.

SAIBA MAIS

Uso ilegal

O chumbinho, fabricado a partir de substâncias de uso exclusivo em lavouras, é utilizado ilegalmente para envenenar roedores e até para provocar abortos, homicídios e suicídios. A intoxicação pode ocorrer por ingestão, por inalação ou até por contato com a pele.

Sintomas

Há a ocorrência de náuseas, falta de ar, contração da pupila, dor abdominal, suor, salivação excessiva, diarreia e taquicardia. Podem aparecer em menos de uma hora após a intoxicação.

Socorro

Internação imediata. A Anvisa também disponibiliza o Disque-Intoxicação, por meio do número 0800.722.6001.

Denúncia

Para denunciar a comercialização do produto, basta enviar e-mail para [email protected] ou [email protected]. O crime é hediondo, podendo culminar em pena de 10 a 15 anos de cadeia para o infrator.

Alternativas

Quem quiser exterminar uma praga de ratos em seu domicílio, pode adquirir raticidas legalizados em casas de produtos veterinários ou contar com programas das secretarias municipais de saúde.

Fonte: Anvisa

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.