Após escândalo, diretor-geral da Antaq pede demissão
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um dia após o governo federal lançar um pacote de investimentos bilionários para os portos brasileiros, na tarde desta sexta-feira, Tiago Pereira Lima pediu exoneração da diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que será responsável por licitações de terminais e concessões de portos pelo novo programa. Lima foi citado no inquérito da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, sobre tráfico de influências no setor, conforme revelado em reportagem deste fim de semana da revista “Época”.
O Ministério Público Federal apontou indícios de que Lima – que mantinha relações com o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), e com o ex-senador Gilberto Miranda – teria encaminhado parecer para o qual “não há nenhuma justificativa”. Esse parecer auxiliaria o reconhecimento do direito da empresa Tecondi de explorar um terminal no Porto de Santos em 2010. Lima teria, segundo o inquérito, atuado em favor de liberação de terminal para Tecondi por meio de pareceres da Antaq e ao Tribunal de Contas da União (TCU).
A Antaq é a terceira, das dez agências reguladoras federais, a ter diretores envolvidos na operação Porto Seguro, cuja deflagração indiciou os irmãos Paulo e Rubens Vieira, que integravam a diretoria das agências de águas (ANA) e de aviação civil (Anac).
A saída de Lima pode comprometer prazos do programa de portos anunciado na quinta-feira, uma vez que a Antaq tem papel fundamental no processo de abertura do setor a investimentos privados. Com apenas um diretor, a Antaq não pode deliberar sobre temas relevantes como licitações e concessões, incluídas no programa de R$ 60 bilhões.
Segundo nota divulgada pela Antaq na noite desta sexta-feira, Lima pediu exoneração “para garantir a máxima transparência e isenção a todos os processos de apuração em curso”. Antes de deixar a agência, ele determinou a realização de auditoria nos processos sob investigação.
Fonte: O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário