Após protesto no Peru, escritora planeja manifestação nua no Brasil

Vanessa de Oliveira durante o protesto que realizou na última quinta-feira (19), em Lima, no Peru (Foto: Alessandro Currarino)

Vanessa de Oliveira, 37, ex-garota de programa e escritora brasileira, planeja uma campanha internacional contra a pirataria de livros e a favor da leitura. Na última quinta-feira (19), ela ficou apenas de calcinha em frente ao palácio do governo em Lima, no Peru, para protestar contra a cópia e comercialização ilegal de livros no país.

De volta ao Brasil na madrugada deste domingo (22), ela já agendou uma sessão de fotos para 30 de julho. As imagens temáticas serão feitas para a campanha que, por ora, encabeça sozinha. Nua, ela escreverá em seu corpo mensagens de incentivo à leitura e repúdio à pirataria. “É uma estupidez completa. Quanta gente não torra R$ 200 numa balada? Mas não quer gastar R$ 30 em um livro”, diz por telefone ao G1.

Além de divulgar as imagens, Vanessa também deseja realizar novos piquetes em praça pública, mas quer recrutas para dar volume ao movimento. Embora nunca tenha visto seus livros sendo comercializados de forma ilegal no Brasil, não deixará a causa se transformar em uma ação pontual. “Eu pretendo fazer esse protesto no Brasil também, mas estou procurando ajuda de outras pessoas. Preciso planejar direito.”

Quase um clichê da nova cartilha de manifestações coletivas, o topless é estratégia feminina recorrente para chamar atenção. Na visão da escritora, o ato, apesar de corriqueiro, ainda é explosivo. “Era preciso ficar pelada. Porque só sem roupa as pessoas param para analisar. Tem que ter peito pra fazer isso, coragem.”

Vanessa foi garota de programa durante cinco anos. Ingressou na profissão por necessidade financeira, mas permaneceu por vontade própria – como faz questão de esclarecer. Deixou o ofício pela literatura em 2005, quando também se formou em enfermagem, e hoje vive de suas obras e de palestras sobre sexo, comportamento e marketing.

Durante o protesto contra a pirataria, ela foi repreendida por policiais locais. Mas garante que não foi tratada com violência. "O policial só queria que eu vestisse a roupa, não foram agressivos." (Foto: Alessandro Currarino)Durante o protesto, ela foi repreendida por policiais locais. Mas garante que não foi tratada com violência. ‘O policial só queria que eu vestisse a roupa, não foram agressivos.’ (Foto: Alessandro Currarino/Divulgação)

É autora de seis livros, dentre eles “O diário de Marise – A vida real de uma garota de programa”, publicado em 2006, “Os 100 Segredos de Uma Garota de Programa – Tudo o que você queria saber sobre Sexo, Homens e a Profissão”, de 2007, “Seduzir Clientes”, de 2008, e “Ele Te Traiu? Problema dele! Como Superar a traição ontem mesmo!”.

Bem resolvida com a carreira que construiu, ela não teme que sua nova causa perca força por conta dos tabus relacionados à sua ex-profissão. A nudez nesse caso, na visão da escritora, é apenas uma estratégia de marketing.

“Nu pra mim não é uma coisa feia. Minha verdade é essa. Mas são apenas seios. Não tento me mostrar de forma equivocada. É a maneira como eu encontrei para protestar. Cada um tem sua forma, essa é a minha. Posso ter sido garota de programa, mas nasci escritora. Tem pessoas que não aceitam, pois acham que garota de programa não tem ideias, dignidade. Somos normais, não somos aberrações.”

A ex-garota de progama e escritora brasileira Vanessa de Oliveira, que fez um protesto de topless no Peru contra a pirataria (Foto: Andrea Schaefer/Divulgação )Vanessa de Oliveira (Foto: Andrea Schaefer/Divulgação )

Em viagem ao Peru para participar pela segunda vez da Feira do Livro – ela foi a escritora brasileira convidada em 2009 – e realizar um workshop sobre estratégias de marketing para estudantes, Vanessa notou que seus livros eram um produto rentável no comércio informal de Lima.

O livro que ela programou lançar na tarde da sexta-feira (20) durante a feira já estava sendo vendido por um terço do custo original em barraquinhas montadas pelas calçadas da cidade.

“É a coisa mais ridícula que já vi. Eles xerocam o livro toscamente e vendem os que têm maior apelo popular. Ficam expostos em ripas de madeira. Tem camelôs desse tipo por todo o canto e ninguém faz nada. O meu estava lá ao lado do livro do ‘O Código da Vinci’, do Dan Brown. Muitos estão incompletos, com as páginas faltando texto.”

Segundo Vanessa, os representantes da editora Help (responsável por lançar os livros da autora no Peru) informaram que, para cada 20 livros vendidos no Peru, apenas um é original.
Inconformada com a estatística e o comodismo das autoridades locais, a escritora resolveu tirar a roupa para reivindicar. Durante a cerimônia de abertura da Feira do Livro, ela aproveitou a demanda de imprensa e avisou do protesto em frente ao palácio do governo, por volta das 15h.

“Tive a sorte de sentar ao lado da esposa do governador de Lima durante a cerimônia de abertura da feira. Aproveitei para comunicar aos profissionais da imprensa que estavam ali por conta das autoridades que faria um protesto nua.”

No caminho, Vanessa teve a barriga pintada pela assessora da editora Help, tirou o vestido vermelho que usava e desceu do carro coberta por um casaco preto. No meio da praça, despiu-se e ficou apenas de roupa íntima. “Havia muitos policiais no local. Eu poderia ter sido presa, mas não tive medo tampouco passei frio. E fui muito bem recebida pela população local e imprensa. Naquele dia, o Peru parou para me ouvir. Fiquei impressionada com a repercussão.”

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.