Após tiros e golpe em Mali, brasileiros se recolhem à espera de notícias

Rua de Bamako após golpe militarDepois de uma manhã ainda tensa, com disparos pelas ruas, os brasileiros que vivem no Mali permanecem em casa à espera de notícias sobre a situação no país, palco de um golpe militar contra o governo do presidente Amadou Toumani Touré.

“Ainda não temos informações precisas sobre o desenrolar dessa crise”, disse à BBC Brasil o embaixador brasileiro na capital do Mali, Bamako, Jorge José Frantz Ramos.

Segundo o embaixador, cerca de 30 brasileiros vivem no país, a maioria deles funcionários da embaixada ou voluntários, e todos estão bem.

“Aconselhamos que fiquem em casa, tranquilos”, disse Ramos. “Estamos mantendo todos informados da situação.”

O embaixador disse que, na tarde desta quinta-feira, a calma aparentava estar retornando à capital, com carros voltando a circular pelas ruas. O comércio, porém, permanecia fechado.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, o Itamaraty disse que o governo brasileiro “acompanha com preocupação os acontecimentos em curso no Mali, que levaram à ruptura da ordem constitucional naquele país”.

“O governo brasileiro apoia os esforços da União Africana no sentido de buscar o pronto restabelecimento da ordem constitucional e da democracia, conclamando as partes à moderação, ao diálogo pacífico e ao repúdio ao uso da força”, diz a nota.

Saques

Depois de anunciar em um pronunciamento na TV estatal que haviam assumido o controle do país, os líderes do golpe disseram que todas as fronteiras e o espaço aéreo do Mali estão fechados e pediram calma à população.

Nesta quinta-feira, soldados saquearam o palácio presidencial em Bamako. Fontes oficiais disseram à BBC, porém, que o presidente está em segurança e não está sob custódia dos rebeldes.

Os soldados golpistas se autodenominam Comitê para o Reestabelecimento da Democracia e a Restauração do Estado e dizem que irão entregar o poder a um governo eleito democraticamente, “assim que a unidade nacional e a integridade territorial estejam estabelecidas”.

Líderes do golpe dizem que a motivação foi o fato de o governo não dar aos militares armas suficientes para conter uma rebelião tuaregue no norte do país.

Segundo analistas, há a possibilidade de que o golpe fracasse, já que as tropas são mal-equipadas, lideradas por soldados de baixa patente e podem não ter o apoio de todas as forças armadas do país.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.