Aprovada no último concurso da Receita Federal vivia maratona de 45 horas de estudo por semana

Para tomar posse do cargo de analista administrativa da Receita Federal, em 2009, Lorrayne Mello, de 26 anos, abriu mão de passar mais tempo com amigos e família e, durante um ano, manteve uma maratona de 45 horas de estudo por semana.

— Eu ia para academia de manhã e começa a estudar às 9h. Depois fazia uma pausa de uma hora para almoçar e voltava a estudar até as 18h. À noite, eu ia para a aula e estudava mais três horas.

A rotina adotada por Lorrayne faz parte da realidade de muitos concurseiros, que precisam de dedicação e foco na hora de se preparar para um concurso público.

Sem trabalhar, a jovem pôde dedicar os dias da semana inteiramente aos estudos e reservou os sábados para o lazer. Aos domingos, ela se preparava em aulas específicas de exercícios.

— Quando o edital foi lançado, eu comecei a estudar aos domingos em um curso onde eu apenas resolvia exercícios e me preparava para a prova.

Para o professor de atualidades Geraldo Neto, do curso Maxx, resolver exercícios é o caminho certo para quem deseja passar não só na Receita Federal, mas também em outros concursos.

— Os exercícios fazem o aluno fixar o que aprendeu na teoria. É muito importante que, além de resolver e chegar a resposta correta em uma questão de múltipla escolha, ele entenda por que as outras alternativas estão erradas. Assim, ele consegue assimilar o conteúdo.

No dia da prova

Neto diz acreditar que para passar em um concurso concorrido como o da Receita Federal, é preciso estudar, no mínimo, de um ano e meio a dois anos. Para ele, o ideal é que o concurseiro mantenha o foco no estilo de prova que irá fazer. E no dia do exame, o importante é relaxar.

— Não adianta você ter passado horas estudando e no dia da prova sair de cabeça quente de casa. É necessário também se preocupar com o psicológico e com o físico.

Atitudes simples como levar uma garrafa de água no dia da prova também podem fazer a diferença, afirma o professor.

— O tempo que você perde quando deixa a sala de aula para beber água é o tempo que você perde resolvendo pelo menos duas questões da prova.

Já um chocolate ou amendoim podem ser a solução para os teimosos, explica Neto. Ao mastigar, o estudante tem uma sensação de alívio.

Concurso 

A Receita Federal recebe até este domingo (29) as inscrições para o concurso público que irá preencher 750 vagas de analista tributário e 200 de auditor-fiscal.

O salário oferecidos variam de R$ 7.996,07 a R$ 13.600, de acordo com o cargo escolhido. Para participar do processo seletivo, o interessado deve ter nível superior em qualquer área e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

Candidatos com família de baixa renda e que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) podem pedir isenção do pagamento da taxa entre os dias 16 e 17 de julho. O resultado será divulgado no dia 19 do mesmo mês.

As provas objetivas para analista tributário estão previstas para o dia 16 de setembro. Já para auditor fiscal, elas serão realizadas nos dias 15 e 16 de setembro.

Fonte: R7.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.