Aquecimento do mercado imobiliário provoca falta de concreto em PE

Com o aumento no número de obras e o aquecimento do mercado imobiliário em Pernambuco, o setor da construção civil enfrenta um problema: a falta de concreto, material fundamental para os trabalhos. Por conta disso, vários empreendimentos acabam atrasando o período de entrega. Este é o caso de um empresarial no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Com 10 andares e 14 pavimentos, atrasou a conclusão, que deveria ser em março, para maio de 2013, como mostrou reportagem do NETV 2ª Edição nesta quinta-feira (8).

“Está muito difícil encontrar fornecedor, devido ao boom de engenharia que aconteceu aqui em Pernambuco. E também tem a parte logística da coisa: hoje temos Suape, Goiana, são extremos, e isso começa a dificultar a entrega na própria capital, onde temos essas obras”, reclama o construtor Ado Castro do Nacimento. Para os construtores, as concreteiras, responsáveis pela produção do material, sempre têm uma desculpa para não cumprir a data da entrega.

O crescimento da demanda transformou a logística de uma empresa que abastece o mercado recifense há cerca de 30 anos. De acordo com Leonardo Pacheco, gerente geral da concreteira, nos últimos 10 anos o índice de vendas triplicou: em 2002 a empresa vendia 5 mil metros cúbicos de concreto por mês, o equivalente a 625 viagens de um caminhão de grande porte. Atualmente, são aproximadamente 15 mil metros cúbicos mensais e cerca de 1.875 viagens.

Pulmão
Para conseguir entregar o concreto sem atrasos, Pacheco diz que foi preciso fazer alterações na logística: “Nós aumentamos a capacidade de estoque de material, qualquer problema de fornecimento, teremos um pulmão maior para não prejudicar nosso atendimento. Além disso, renovamos os equipamentos, para gerar confiabilidade e credibilidade junto ao mercado”.

De acordo com os especialistas do mercado, Pernambuco não conta com concreto de pronta entrega. Graças a isso, o prazo mínimo é de uma semana, 10, 15 dias ou mais. Com a demanda, o setor trabalha com programação de vendas e, assim que a matéria prima chega, já começa a produção. Além disso, concreteiros dizem que os construtores precisam se antecipar nos pedidos.

“Várias empresas entraram no mercado, exatamente para ajudar neste setor, tanto na parte de produção do concreto como em outras áreas, de construtoras. Tem muitos projetos envolvidos, tanto na Região Metropolitana do Recife como fora dela”, explica Romilde Almeida de Oliveira, diretor regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

Apesar da escassez atual de material, o Ibracon garante que os problemas são passageiros e o mercado deve se adaptar para atender a demanda. “Não pode e nem vai faltar concreto para o Estado”, assegura Romilde Oliveira.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.