Argentina, Brasil e Uruguai promovem entrada da Venezuela no Mercosul
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Argentina, Brasil e Uruguai aproveitaram a destituição de Fernando Lugo para suspender temporariamente o Paraguai do Mercosul e promover a entrada da Venezuela, cujo acesso era bloqueado pelo senado paraguaio.
O Paraguai não sofreu sanção econômica, mas foi suspenso do Mercosul. Na reunião de cúpula desta sexta-feira (29), Argentina, Brasil e Uruguai decidiram manter o país fora do bloco até a realização das eleições presidenciais, previstas para abril do ano que vem. A Unasul – União dos Países Sul-Americanos seguiu o mesmo caminho. A presidência do órgão, que deveria ser do Paraguai no próximo ano foi transferida para o Peru.
A destituição de Lugo ainda provoca protestos brasileiros e paraguaios fecharam nesta sexta-feira a Ponte da Amizade, que liga os dois países, por uma hora e meia. Em Caracas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou outra decisão do bloco: depois de seis anos, o país foi finalmente oficializado como membro efetivo do Mercosul.
O Brasil teve um papel fundamental para que isso acontecesse. A presidente Dilma Rousseff foi quem deu a garantia jurídica de que a Venezuela poderia ser incorporada ao bloco, mesmo sem o aval do Paraguai, que era contrário à adesão. Dilma Rousseff assumiu a presidência do Mercosul pelos próximos seis meses. “Temos de fazer melhores esforços para que as eleições de abril no Paraguai sejam democráticas, livres e justas”, declara Dilma.
Fonte: Globo.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário