Argentina diz que busca por petróleo nas Malvinas pode criar caos ecológico

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, afirmou nesta quinta-feira (26) que as atividades de prospecção petrolífera que o Reino Unido realiza nas ilhas Malvinas “podem causar um caos ecológico” que afetará os países sul-americanos.

Ao comparecer perante uma comissão do Senado, Timerman destacou que o Reino Unido “se preparou para utilizar, explorar e beneficiar-se com os recursos naturais renováveis e não renováveis que existem no território das Malvinas”, sob domínio britânico e cuja soberania é reivindicada pela Argentina.

Há meses, algumas empresas britânicas do setor do petróleo realizam tarefas de prospecção petrolífera em águas ao redor do arquipélago. Os resultados dessa busca foram hoje qualificados como “decepcionantes” pelo ministro de Energia do Reino Unido, Chris Huhne.

No entanto, Timerman disse que as atividades exploratórias, que continuam, não só violam resoluções das Nações Unidas, mas provocam um “severo risco ambiental” que “pode criar um caos ecológico” como já “ocorreu no Golfo do México e no Mar do Norte”. “Nós e os irmãos do Mercosul (Brasil, Paraguai e Uruguai) seremos as principais vítimas.

Por isso, esse também é um tema muito delicado”, frisou o chanceler argentino. Perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado, Timerman reiterou que “a única forma de recuperar a soberania e ter um território integrado é através do direito, da razoabilidade e das negociações”.

Destacou também a unidade de critério na Argentina sobre este tema. “Não estamos falando de uma facção política, mas em nome do povo argentino e das forças democráticas”, salientou.

Em um projeto de declaração, a Comissão de Relações Exteriores do Senado, integrada por legisladores governistas e opositores, repudiou hoje as declarações do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que chamou a Argentina de “colonialista” por reivindicar a soberania das Malvinas.

O documento critica ainda “a permanente rejeição ao reiterado mandato das Nações Unidas e aos múltiplos chamados da comunidade internacional, instando à Argentina e ao Reino Unido a retomar as negociações”.

O projeto de declaração condena “todos os atos que impliquem prospecção ou exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis em territórios ilegalmente ocupados militarmente por potências estrangeiras, como é o caso específico das Ilhas Malvinas, consideradas em situações de colonização subsistente desde o século 19”.

Por outra parte, o texto agradece a Chile, Uruguai e Brasil “por suas recentes manifestações reiterando o compromisso assumido” de impedir o ingresso em seus portos de navios identificados com a “bandeira ilegal” das Malvinas. Argentina e o Reino Unido se enfrentaram em uma curta, mas sangrenta guerra nas Malvinas em 1982, que terminou em junho daquele ano com a rendição das tropas argentinas que haviam ocupado o arquipélago em abril.

Fonte: EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.