Artigo do leitor: Uma visão sobre a corrida municipal em Petrolina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O presente artigo não objetiva censurar ou macular a imagem de A, B ou C. Nem tampouco apontar falhas e o que deixaram de fazer, se deveriam agir assim ou de outra forma. Também não é tendencioso, muito menos favorecer qualquer um deles. Esse tipo de julgamento que fique a critério exclusivamente da população.
Apenas mostrar com fundamentação que qualquer dos postulantes, pré-candidatos, têm chances de conquistar o eleitorado e a Prefeitura Municipal, inclusive quaisquer outros nomes que possam surgir no cenário local.
Estamos prestes a participarmos de um dos maiores e importantes exercícios da cidadania, que são as eleições municipais de 2012. Embora apareça a cada dia políticos envolvidos em escândalos e desvios de dinheiro público, não tira o brilho e a importância de uma eleição, ainda que esteja desgastada a imagem da política brasileira (alguns políticos) perante a opinião pública.
Analisando superficialmente o perfil dos pré-candidatos, ainda que seja de forma grosseira, porque não é feita por um marqueteiro profissional, nem tampouco por um analista político ou até mesmo um sociólogo, apenas um leigo, que tem grande interesse pela melhor escolha que possa acontecer para administrar os destinos desta terra.
O atual Prefeito Dr. Júlio Lóssio não pode ser subestimado. A justificativa é porque o mesmo tem a seu favor a máquina administrativa nas mãos, proporcionalmente tem feito muito, levando em consideração que não tem o apoio do Governador Eduardo Campos, nem de Deputados Federais e nem dos Deputados Estaduais. Não precisamos citar nomes, mas quem acompanha os bastidores da política de Petrolina sabe perfeitamente a quem nos referimos.
Não são inimigos no lado pessoal, apenas adversários politicamente. É uma divergência partidária em função do alinhamento da fidelidade do partido que pertencem. O Prefeito tem a seu favor o grande carro-chefe da sua gestão, que é o programa da Nova Semente, a construção de casas populares (se bem que esta é uma ação do Governo Federal, a prefeitura apenas executa os serviços e coordena todo o processo até chegar às mãos do proprietário).
Ele tem simpatia, algumas ações e decisões que nenhum outro fez, que não deixa de ser um diferencial. O mais significativo é contar com o apoio e a força de Dr. Osvaldo Coelho. Mesmo não tendo mandato eletivo no momento, tem influência, serviços prestados à cidade de Petrolina e Sertão do Pernambuco e a Região do São Francisco. Os grandes projetos irrigados, a UNIVASF, se bem que a mesma para ser implantada contou com um conjunto de forças políticas, mas foi um sonho que o mesmo lutou e conseguiu ver a sua realidade em sua cidade.
Tem um currículo que lhe dá com justiça a prerrogativa de uma grande liderança. Ele continua firme e forte e milita com sua experiência nas questões relacionadas aos interesses de Petrolina. Sabe como conduzir uma campanha vitoriosa. Além disso, a eleição passada deu uma grande lição para os que acham que já ganhou. Presumia-se que o candidato que estava à frente com uma porcentagem considerável ganhasse o pleito, e na prática não foi isso que vimos, o fato verdadeiro foi que a onda verde triunfou e o candidato abaixo das pesquisas surpreendeu a todos.
Ele tem a possibilidade de repetir tal feito, não será tão fácil assim essa eleição. E cremos que ao longo desses quase quatro anos aprendeu muita coisa e não é mais um inexperiente. Já passou dessa fase. Se a sua reeleição dependesse de pagar rigorosamente em dias o servidor municipal, não haveria necessidade da disputa, mas existem outros critérios para ser avaliado. O Pré-candidato Odacy Amorim já foi vereador algumas vezes em Petrolina, Ex-Prefeito, posteriormente Prefeito, por um período relativamente curto de dois anos, e hoje é um Deputado Estadual em ascensão.
É visível seu crescimento político, é visível também a aceitação do seu nome perante os eleitores, é um sertanejo com raízes identificadas com o homem do campo, tem todas as credenciais para legitimar seu nome como Prefeito novamente, é um pré-candidato em potencial e tem uma liderança forte. A eleição passada já mostrou isso, é um concorrente de alto nível, sua passagem pela Prefeitura de Petrolina e seu trabalho feito como gestor que foi merece respeito e consideração.
Indiscutivelmente, tem também grandes chances de vencer o pleito de 2012. Lembrando que seu atual partido comanda o nosso país há quase dez anos, a Presidente Dilma está muito bem avaliada e tem ótimos desempenhos e índices de aceitação. Pesquisas mostram que a onda vermelha do PT está em alta, a forma como a Presidente vem conduzindo a nação tem agradado os brasileiros, tem arrancado elogios até de partidos divergentes. Somando-se a isso, a representatividade do Senador Humberto Costa e a atuação da Deputada Estadual Isabel Cristina, que tem uma liderança sólida e já foi também ex vice-prefeita da cidade, faz parte da base política de Odacy, e Cristina Costa como vereadora na Casa Plínio Amorim, além de militantes e correligionários do partido.
Olhando do ponto de vista sociológico, a influência da mídia no contexto social, são detalhes que pontuam muito em favor do Deputado Odacy. É um pré-candidato que também não pode ser subestimado. A preferência popular tem mostrado isso.
E o que dizer do pré-candidato Fernando Filho? Quais são suas chances? Eu diria que todas possíveis, já teve um mandato como Deputado Federal, foi reeleito novamente, tem emendas e ações voltadas para o desenvolvimento da Região do São Francisco, como também em Petrolina. Tem a seu favor a tradição e o histórico da família Coelho, tanto os filhos da terra como os que não são sabem que essa família fez muito para o crescimento dessa majestosa cidade.
Pra se ter uma ideia da importância deles, antigamente Petrolina era conhecida como a cidade dos Coelhos, eu mesmo cresci assim com esse conceito e sempre ouvir alguém se pronunciar dessa forma. Nilo Coelho era conhecido como o trator do Presidente João Baptista Figueiredo. Dá pra se ter uma noção o que é que faz um trator. O avô de Fernando Filho foi um político brilhante e altruísta, ele pensou grande, é por isso que essa querida terra é grande, principalmente em importância e reconhecimento.
Quem dá apoio e sustentação à candidatura de Fernando Filho é um grupo político, que tem à frente o Deputado Federal Gonzaga Patriota, que tem uma grande liderança, Adalberto Cavalcanti, que mostrou na eleição passada que tem um nome forte, e a liderança de Fernando Bezerra Coelho, que já foi prefeito por três legislaturas, Deputado Federal, Presidente do Santa Cruz da cidade do Recife, Secretário de Estado do Governador, Eduardo Campos e atual ministro da Integração Nacional da equipe da Presidente Dilma Roussef.
Bezerra está muito bem avaliado e com conceito a nível nacional. Sabe fazer política e traçar estratégias de sucesso em disputa de pleitos, pois tem larga experiência nesse sentido. As grandes obras arquitetônicas aconteceram no seu governo, e foi sem dúvida um grande gestor em Petrolina. Historicamente para aqueles que não sabem, Fernando Bezerra foi o Prefeito do Centenário.
Como a cidade de Petrolina é uma das mais importantes do eixo de Pernambuco, e está sempre em evidência nacionalmente, acirra ainda mais a disputa entre os pré-candidatos, até porque refletirá nas próximas eleições para Presidente da República. Não adianta os discursos inflamados. os três pré–candidatos têm chances de chegarem lá, mas somente um vai para o pódio. A prudência diz que não devem subestimar um ao outro, porque a eleição passada continua a ensinar uma grande lição: “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.
Como a política é dinâmica, tudo pode mudar na atual conjuntura do momento. Às vezes um fato político inesperado muda tudo. A disputa será duríssima, creio também que será uma campanha economicamente cara, milhões serão gastos, porém o povo é quem tem a verdadeira arma e instrumento de transformação e mudança, que é o seu valioso voto. Vai ganhar as eleições quem melhor se organizar e usar as melhores estratégias no Rádio e na Televisão, o boca a boca e o trabalho corpo a corpo, com propostas inovadoras e reais, não faraônicas, porque a população já está vacinada contra esses males e tipos de promessas.
Preferirá aquele que tenha uma proposta interessante, com possibilidade de realização para a sociedade. A busca pelo voto será semelhante a um garimpeiro que procura ouro na superfície do subsolo. Tem que suar a camisa, dar o sangue, não medir esforços, se jogar de corpo e alma, entrar pra disputa como uma final de copa do mundo entre Brasil versus Argentina. Tem que ter coração e paixão, tem que ter, acima de tudo respeito, porque quem ganha com isso é a democracia brasileira. O voto se conquista, não se compra. Logo começará a guerra no campo das ideias e propostas e você, eleitor, terá a oportunidade de escolher aquele que administrará a Prefeitura de Petrolina durante os próximos quatro anos.
Antonio Damião Oliveira da Silva/Guarda Municipal de Petrolina e Professor de Matemática – FFPP
Nenhum comentário