Assaltos a ônibus crescem mais de 80% no Grande Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Passageiros, cobradores e motoristas de ônibus estão assustados com o aumento no número de assaltos aos veículos que circulam pela Região Metropolitana do Recife. Nos cinco primeiros meses deste ano, quase dobrou a quantidade de assaltos a ônibus em relação ao mesmo período do ano passado.
Na Avenida Mascarenhas de Morais, bairro da Imbiribeira, a Polícia Militar montou uma blitz para abordar os ônibus. Os veículos foram parados e os policiais subiram para fazer uma revista nos passageiros. A ação, mesmo atrasando a viagem em alguns minutos, tem o apoio dos motoristas. “É muito importante, dá mais segurança, é bem melhor. Já fui assaltado, o rapaz colocou a arma em cima de mim e assaltou todo mundo, foi cruel”, afirmou o motorista Ociano Sabino.
O comandante do 19° Batalhão da Polícia Militar diz que a PM tem procurado intensificar esse tipo de operação para inibir a ação dos bandidos que planejam fazer assaltos a ônibus. “É uma ação preventiva desse tipo de crime do roubo ou do assalto a transporte coletivo. A Polícia Militar tem executado essas ações com o objetivo de reduzir esse tipo de crime na Região Metropolitana e também aqui na capital. Temos essas ações diariamente e estamos enfatizando essas ações, incluindo nas nossas operações a determinação de abordagem a um número maior de coletivos”, explicou o coronel João Neto.
Apesar da ação preventiva da Polícia Militar, esse tipo de crime continua aumentando. De janeiro a maio deste ano, os assaltos a ônibus cresceram mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os números da Secretaria de Defesa Social (SDS), referentes a Região Metropolitana do Recife, em 2011, foram 212 assaltos. Este ano, o número pulou para 390 assaltos, um aumento de 83,9%.
Diante desses números, os motoristas não escondem o medo e trabalham assustados. “Levar um tiro, [medo de] ser assaltado e levar um tiro”, disse o motorista Ociano Sabino. Severino Porfírio hoje está aposentado por invalidez. Ele era cobrador de ônibus e, em 2006, durante um assalto, levou dois tiros. Teve de parar de trabalhar e ainda guarda as sequelas daquele dia. “Subiu três assaltantes, era mais ou menos umas 16h15, assaltando todo mundo. Dois pulou lá para trás e ficou em cima de mim e pediu a renda, eu já tinha dado. Um policial que vinha dentro do ônibus, soube que foi um policial porque ele gritou que era um policial […] Na troca de tiro morreu uma passageira, morreu um ladrão e pegou dois tiros em mim. Levei um tiro no pescoço e outro no braço. Fiquei deficiente e hoje em dia sou aposentado”, contou.
As câmeras de segurança de um ônibus registraram um assalto em fevereiro deste ano no bairro Pina. No dia 2 de maio, a câmera do ônibus registrou uma tentativa de assalto. Quando o bandido anunciou o crime, um homem não identificado reagiu e o suspeito foi morto.
Na delegacia de Boa Viagem, o delegado contou que é difícil passar uma semana sem que sejam registradas pelo menos duas queixas de assaltos a ônibus. E explicou por que é importante que os passageiros acompanhem o motorista até a delegacia quando ocorre um assalto. “É muito importante que a pessoa venha até a delegacia, juntamente com o pessoal do ônibus, para prestar queixar e dizer quais foram os objetos roubados durante o assalto. Às vezes a própria Polícia Militar pega em flagrante o marginal depois do assalto, muitas vezes ele é encontrado com objetos. Essa pessoa citando no BO [boletim de ocorrência] os objetos é mais uma prova contra a pessoa que fez o assalto. E muitas vezes durante a investigação, depois de meses, a gente pode encontrar algum documento da pessoa que foi roubada, algum aparelho de telefone celular e a gente pode comprovar melhor a investigação e melhor provar o crime em relação a essa pessoa que foi presa”, explicou o delegado Erivaldo Guerra.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário