Assaltos a ônibus crescem mais de 80% no Grande Recife

Passageiros, cobradores e motoristas de ônibus estão assustados com o aumento no número de assaltos aos veículos que circulam pela Região Metropolitana do Recife. Nos cinco primeiros meses deste ano, quase dobrou a quantidade de assaltos a ônibus em relação ao mesmo período do ano passado.

Na Avenida Mascarenhas de Morais, bairro da Imbiribeira, a Polícia Militar montou uma blitz para abordar os ônibus. Os veículos foram parados e os policiais subiram para fazer uma revista nos passageiros. A ação, mesmo atrasando a viagem em alguns minutos, tem o apoio dos motoristas. “É muito importante, dá mais segurança, é bem melhor. Já fui assaltado, o rapaz colocou a arma em cima de mim e assaltou todo mundo, foi cruel”, afirmou o motorista Ociano Sabino.

O comandante do 19° Batalhão da Polícia Militar diz que a PM tem procurado intensificar esse tipo de operação para inibir a ação dos bandidos que planejam fazer assaltos a ônibus. “É uma ação preventiva desse tipo de crime do roubo ou do assalto a transporte coletivo. A Polícia Militar tem executado essas ações com o objetivo de reduzir esse tipo de crime na Região Metropolitana e também aqui na capital. Temos essas ações diariamente e estamos enfatizando essas ações, incluindo nas nossas operações a determinação de abordagem a um número maior de coletivos”, explicou o coronel João Neto.

Apesar da ação preventiva da Polícia Militar, esse tipo de crime continua aumentando. De janeiro a maio deste ano, os assaltos a ônibus cresceram mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os números da Secretaria de Defesa Social (SDS), referentes a Região Metropolitana do Recife, em 2011, foram 212 assaltos. Este ano, o número pulou para 390 assaltos, um aumento de 83,9%.

Diante desses números, os motoristas não escondem o medo e trabalham assustados. “Levar um tiro, [medo de] ser assaltado e levar um tiro”, disse o motorista Ociano Sabino. Severino Porfírio hoje está aposentado por invalidez. Ele era cobrador de ônibus e, em 2006, durante um assalto, levou dois tiros. Teve de parar de trabalhar e ainda guarda as sequelas daquele dia. “Subiu três assaltantes, era mais ou menos umas 16h15, assaltando todo mundo. Dois pulou lá para trás e ficou em cima de mim e pediu a renda, eu já tinha dado. Um policial que vinha dentro do ônibus, soube que foi um policial porque ele gritou que era um policial […] Na troca de tiro morreu uma passageira, morreu um ladrão e pegou dois tiros em mim. Levei um tiro no pescoço e outro no braço. Fiquei deficiente e hoje em dia sou aposentado”, contou.

As câmeras de segurança de um ônibus registraram um assalto em fevereiro deste ano no bairro Pina. No dia 2 de maio, a câmera do ônibus registrou uma tentativa de assalto. Quando o bandido anunciou o crime, um homem não identificado reagiu e o suspeito foi morto.

Na delegacia de Boa Viagem, o delegado contou que é difícil passar uma semana sem que sejam registradas pelo menos duas queixas de assaltos a ônibus. E explicou por que é importante que os passageiros acompanhem o motorista até a delegacia quando ocorre um assalto. “É muito importante que a pessoa venha até a delegacia, juntamente com o pessoal do ônibus, para prestar queixar e dizer quais foram os objetos roubados durante o assalto. Às vezes a própria Polícia Militar pega em flagrante o marginal depois do assalto, muitas vezes ele é encontrado com objetos. Essa pessoa citando no BO [boletim de ocorrência] os objetos é mais uma prova contra a pessoa que fez o assalto. E muitas vezes durante a investigação, depois de meses, a gente pode encontrar algum documento da pessoa que foi roubada, algum aparelho de telefone celular e a gente pode comprovar melhor a investigação e melhor provar o crime em relação a essa pessoa que foi presa”, explicou o delegado Erivaldo Guerra.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.