Assassinato de diretora da Saúde choca Jaguariúna

A diretora-assistente da Secretaria da Saúde de Jaguariúna, Ana Olívia Bentivoglio, de 49 anos, foi assassinada atingida por dois tiros, disparados por um homem que pilotava uma moto, no início da noite de ontem. Ana Olívia era neurologista e coordenadora do pronto-socorro do Hospital Municipal da cidade e trabalhava havia 16 anos na Prefeitura. A polícia não descarta a possibilidade de que o crime tenha sido encomendado, mas o delegado Marcelo Grandinetti Adelino, titular da delegacia de Jaguariúna, afirmou que trabalha inicialmente com uma “tentativa de roubo frustrada”. A hipótese de latrocínio foi descartada, porque nada foi levado.

O crime aconteceu por volta das 18h na Rua de Cara, no Jardim Elisa, em frente à casa da mãe da também médica Benedita de Fátima Machado de Souza, que é superintendente do mesmo hospital onde Olívia trabalhava. A funcionária pública chegava de carro à casa quando foi surpreendida pelo motociclista, que disparou três vezes do lado do passageiro. As balas atravessaram o vidro e acertaram a vítima no pescoço e no peito. Outro tiro disparado não a atingiu.

De acordo com a polícia, um morador do bairro foi quem prestou os primeiros socorros à vítima, que foi levada em seu próprio carro até o Hospital Municipal, onde chegou em estado grave. Ela teve uma parada cardíaca e não resistiu aos ferimentos.
Na rua onde o crime aconteceu, os vizinhos não quiseram comentar o assassinato. O homem que prestou os primeiros socorros também não quis falar com a reportagem. Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Seccional de Mogi Guaçu estiveram na cidade na noite de ontem e irão apoiar a investigação. O carro da vítima, um Fusion, passou por perícia na noite de ontem.

O corpo de Ana Olívia foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por necrópsia. A polícia quer saber qual arma o assassino utilizou no crime. De acordo com o delegado de Jaguariúna, um projétil foi encontrado no local do crime, mas ele afirmou não ser possível confirmar o calibre.

“A conclusão inicial da polícia é de que houve uma tentativa de roubo frustrada. Na ânsia do ladrão, não deu tempo de roubar e acabou atirando. A abordagem foi rápida e ele (o atirador) acabou se apavorando”, disse o delegado Marcelo Grandinetti.

A polícia não descarta a hipótese de execução, mas afirma que não há históricos que possam indicar que a vítima tenha sido morta por algum “inimigo” ou até sido confundida com outra pessoa. “Pelo que levantamos, ela era uma pessoa pacífica, sua função no hospital não era de chefia, ela não tinha muito poder de mando, era mais um trabalho administrativo. As linhas de investigação vão prosseguir, mas a forma como se deu o fato aponta para uma tentativa de roubo”, ratificou.

O inquérito será instaurado hoje e a polícia começa ainda esta semana a ouvir funcionários do hospital, do pronto-socorro e também a companheira da vítima. “A partir desses depoimentos vamos saber se ela tinha alguma inimizade, se houve algum problema, mas a princípio não trabalhamos com execução”, disse o delegado.

Assim que soube do crime, o prefeito Gustavo Reis (PMDB) foi para o hospital e acompanhou os familiares da vítima, que vieram de Santo André. Ele também conversou com o delegado da cidade e acompanhou a remoção do corpo ao IML. O prefeito não quis dar entrevista, mas via assessoria de imprensa relatou que Ana Olívia era uma “excelente profissional, competente, atenciosa, cumpridora fiel do seu dever”. Ele disse estar consternado e decretou luto oficial de três dias na cidade. Em nota, a Prefeitura afirmou que “o crime chocou toda a comunidade jaguariunense, provocando profunda tristeza entre parentes e amigos pela perda de uma pessoa querida e excelente profissional”.

NOTA OFICIAL
Ana Olívia Bentivoglio foi convidada a atuar na diretoria da Secretaria da Saúde pelo prefeito Gustavo Reis (PMDB) no início de seu mandato, em 2009. Ela também era diretora vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed). O velório e enterro da funcionária pública estão marcados para hoje, em Santo André. Confira abaixo, trecho de nota oficial da Prefeitura de Jaguariúna.

“Em circunstâncias a serem esclarecidas pelas investigações em curso na Polícia Civil, a servidora foi assassinada no início da noite desta segunda-feira. Esse crime brutal chocou toda a comunidade jaguariunense, provocando profunda tristeza entre parentes e amigos pela perda de uma pessoa querida e excelente profissional, que sempre exerceu seu ofício com muita dedicação e comprometimento público. O prefeito Gustavo Reis decretou luto oficial de três dias no município, sem interrupção das atividades.” 

Fonte: Correio Popular

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.