Ataque contra escola judaica ‘feriu toda a França’, diz Sarkozy

Membros da comunidade judaica em comoção após tiroteio em escola francesa (Reuters)As quatro mortes ocorridas em uma escola judaica de Toulouse, nesta segunda-feira, “feriram toda a França”, disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em discurso na cidade, no sudoeste do país.

As mortes – de três crianças e um professor – foram causadas diante da escola Otar Hazorah, por um atirador não identificado, que fugiu em uma moto. Um adolescente também ficou gravemente ferido.

“Estas também são nossas crianças, não apenas de vocês (em referência à comunidade judaica). É uma tragédia nacional”, disse Sarkozy.

O caso deixou o país em estado de choque, dias depois de dois ataques com características semelhantes, quando três paraquedistas militares franceses foram mortos a tiros e um ficou ferido, em Toulouse e na cidade próxima de Montauban.

A “similaridade do modus operandi” em todos os casos foi citada por Sarkozy, que disse que as autoridades estão investigando uma eventual relação entre as mortes.

Tanto nos ataques na escola judaica como nos casos dos militares, o atirador utilizou uma moto e duas armas. O calibre de uma delas é o mesmo usado nos disparos contra os paraquedistas.

Crimes ‘racistas’

No episódio desta segunda-feira, o atirador disparou, inicialmente, em frente ao colégio e depois entrou no pátio da escola e continuou atirando, “perseguindo crianças”, disse o promotor de Toulouse, Michel Valet.

O adulto morto, um franco-israelense, era professor de religião. Duas das três crianças mortas eram seus filhos.

Nos ataques da semana passada, três militares mortos eram de religião muçulmana e o quarto, que ficou gravemente ferido, era negro, originário das Antilhas francesas, o que a sugere às autoridades, com o novo ataque contra uma escola judaica, a possibilidade de crimes racistas.

“Há semelhanças entre os ataques, mas precisamos aguardar os resultados das investigações da polícia científica”, disse Sarkozy.

De acordo com fontes ligadas às investigações, citadas nesta tarde pela imprensa francesa, a mesma arma de calibre 11.43 foi usada nos ataques contra os paraquedistas e no tiroteio na escola. A informação ainda não foi confirmada oficialmente.

Investigações

A procuradoria antiterrorista de Paris abriu nesta segunda-feira investigações sobre a onda de assassinatos em Toulouse.

Segundo autoridades, milhares de policiais foram mobilizados na França foram mobilizados para localizar o atirador.

O governo francês anunciou o reforço da segurança em todas as escolas judaicas e muçulmanas do país, como também em locais de culto dessas religiões.

A União dos Estudantes Judeus da França convocou uma passeata silenciosa em Paris nesta tarde para homenagear as vítimas do tiroteio na escola. Uma cerimônia religiosa também será realizada em Toulouse com a presença das principais personalidades da comunidade judaica.

“Poderíamos considerar que se trata de um ato antissemita, mas considero que toda a sociedade francesa foi visada no ataque”, afirma o presidente da Liga Internacional contra o Racismo e Antissemetismo, Alain Jakubowicz.

“O ataque é contra toda a comunidade judaica”, afirmou a Conferência Europeia de Rabinos.

Em razão do choque provocado pelo tiroteio no país, os partidos políticos decidiram suspender nesta segunda-feira a campanha das eleições presidenciais.

O Carnaval de Toulouse, que ocorreria na quarta-feira, foi cancelado.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.